Diretor do Instituto de Tecnologia de Israel ministra palestra na Casa do Professor Visitante

Autoria
Shlomo Bekhor é diretor da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental do Technio, uma das mais tradicionais instituições de ensino israelense
Shlomo Bekhor é diretor da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental do Technion

A Unicamp recebeu nesta segunda-feira (4) a visita de Shlomo Bekhor, diretor da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental do Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, uma das mais tradicionais instituições de ensino daquele país, sediada na cidade de Haifa. Ele foi recepcionado pelo reitor da Universidade, Antonio José de Almeida Meirelles, e pela coordenadora-geral, Maria Luiza Moretti, em um encontro realizado na Casa do Professor Visitante (CPV). Do evento participaram também integrantes da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), docentes e pesquisadores das áreas de engenharia e transportes. Na ocasião, Bekhor apresentou uma palestra sobre o trabalho do Technion e sobre suas pesquisas na área de engenharia e segurança viária.

“Temos diversas parcerias entre o Technion e instituições europeias e seria muito importante firmarmos parcerias com o Brasil, em especial a Unicamp”, afirmou o diretor. Brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, Bekhor contou ter realizado toda sua formação no Brasil, incluindo uma graduação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), antes de migrar para Israel. Atualmente, além de diretor da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental do Technion, Bekhor é também pesquisador, dedicando-se ao estudo, por exemplo, de tecnologias voltadas ao compartilhamento de viagens e caronas, mais precisamente ao desenvolvimento de modelos para otimizar o tempo das pessoas, incluindo, nos sistemas digitais, aspectos comportamentais, como a probabilidade de as pessoas cancelarem viagens solicitadas.

Em sua apresentação, ele destacou temas de interesse da faculdade israelense, em especial do Instituto de Pesquisas em Transporte da Technion, tais como a segurança de tráfego e o uso de big data para melhorar a qualidade do trânsito, providenciando, entre outras medidas, a instalação de sensores bluetooth na estrutura viária para coleta de dados. “O Brasil ainda tem muito a avançar em relação à segurança viária, e a tecnologia é uma aliada importante nisso”, pontuou.

O diretor da Technion disse ter interesse em pesquisas na área de segurança de tráfego e o uso de big data para melhorar a qualidade do trânsito

Fundado em 1924, o Technion é uma das principais instituições de ensino superior do país, figurando na posição 79 do ranking acadêmico de Xangai. O instituto conta com mais de 15 mil estudantes, 17 faculdades e 60 centros de pesquisa. A Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental possui cerca de mil estudantes de graduação, 250 de pós-graduação e 42 docentes.

Para o reitor da Unicamp, a aproximação com instituições como o Technion significa um passo importante em direção à internacionalização da Universidade, algo que considera ser um grande desafio. Meirelles destacou a oportunidade de implementação de centros internacionais de pesquisa nas universidades paulistas, em parceria com instituições estrangeiras, a partir de chamadas abertas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “Temos uma grande admiração pelo que o Technion representa para as áreas de engenharia e tecnologia. Conto com a parceria de vocês e de nossos pesquisadores, que são líderes em suas áreas, para avançarmos no processo de internacionalização por meio de novas pesquisas”, afirmou o reitor.

Imagem de capa
Shlomo Bekhor é diretor do Instituto de Tecnologia de Israel, uma das mais tradicionais instituições de ensino daquele país, sediada na cidade de Haifa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”