Unicamp prorroga as inscrições para o Vestibular 2024; estudantes poderão se inscrever até 6 de setembro

Edição de imagem

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai prorrogar as inscrições para o Vestibular Unicamp 2024, que agora vão até as 17h do próximo dia 6 de setembro. As inscrições deverão ser feitas pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest. Das 3.340 vagas regulares para o ingresso na Universidade, o Vestibular 2024 oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é a mesma do ano anterior: R$ 192,00 e poderá ser paga até o dia 8 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2024 já está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e as demais etapas. Uma das novidades desta edição é que a Comvest vai finalizar a aplicação de todas as provas ainda em dezembro deste ano, possibilitando que a divulgação do nome dos aprovados ocorra no mês de janeiro de 2024.

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023, e a segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 18 e 29 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2024 já está disponível no site da Comvest.

Novidades

Outras novidades são a inclusão da cidade de Americana como local de aplicação da prova (no lugar de Santa Bárbara D’Oeste) e a mudança na distribuição de questões das diferentes disciplinas tanto na primeira fase quanto na segunda etapa do Vestibular.

Na primeira fase, pela primeira vez, passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de oito para sete para cada uma dessas disciplinas. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado, permanecendo 12 de cada disciplina.

Já na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas: os candidatos aos cursos das carreiras de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde farão um número menor de questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.

O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa e um total de 30 questões dissertativas e uma Redação na segunda fase.

Inscrição automática Enem-Unicamp

A Comvest oferece a possibilidade de inscrição antecipada para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. A medida foi adotada pela primeira vez na edição passada do Vestibular Unicamp. Dessa maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular 2024, candidatos de escolas públicas que optaram pelo Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social – Paais (opção ensino médio) e/ou pelas cotas étnico-raciais já estarão automática e gratuitamente inscritos na modalidade Enem-Unicamp 2024, não sendo necessária nova inscrição em novembro. 

Cidades

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Isenção da taxa

Neste ano, 9.888 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2024 como para a modalidade Enem-Unicamp 2024. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto.

Aplicativo do Vestibular e Cria Unicamp

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do Vestibular, além de terem acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo Vestibular Unicamp pode ser baixado gratuitamente.

A Comissão fará mais três edições do projeto Cria Unicamp, lançado em abril deste ano, com o objetivo de contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular. Estão programados dois eventos para setembro e o último, para o dia 7 de outubro. Os eventos são gratuitos e realizados aos sábados na sede da Comvest, campus de Campinas.

Mais informações.

Calendário Vestibular Unicamp 2024

Inscrições (prorrogadas): 31/7 a 6/9/2023 (até 17horas)

Pagamento da Taxa de Inscrição: Até 8/9/2023

Prova de Habilidades Específicas – Música: 18 a 29/9/2023

Primeira fase: 29/10/2023

Segunda fase: 3 e 4/12/2023

Provas de Habilidades Específicas: 7 a 9/12/2023

Divulgação da primeira chamada: 29/1/2024

Matrícula online da primeira chamada: 30 e 31/1/24

Imagem de capa
Das 3.340 vagas regulares para o ingresso na Universidade, o Vestibular 2024 oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

No espaço, o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e prepara sua refeição nos equipamentos de apoio disponíveis no local;  a loja funciona 24 horas por dia, ininterruptamente

Atualidades

Professor do Instituto de Geociências e autor do livro “Africano: uma introdução ao continente”, Kauê Lopes dos Santos comenta aproximação com países como Egito e Etiópia

Estudos anteriores já apontavam a proteína MKK3 como um fator importante na sobrevivência e proliferação de células tumorais

Diversas iniciativas são realizadas nos meses de janeiro e fevereiro com o intuito de fomentar a formação continuada dos estudantes universitários

Cultura & Sociedade

O evento acontecerá entre os dias 29 de fevereiro e 10 de março; a obra ESTAFA ou sobre os sonhos não dormidos foi selecionada na categoria de peças internacionais

Estudo pioneiro foi realizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; o papel da biodiversidade é fundamental no aumento da resistência à invasão biológica