Reitor apresenta DUNE a MCTI e Ministério das Cidades, e visita Capes

Autoria

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília, com Marcia Barbosa, chefe da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para apresentar a participação brasileira no DUNE  (Deep Underground Neutrino Facility) – o principal experimento de física de partículas da atualidade, do qual a Universidade participa. Meirelles esteve acompanhado, na visita à Seppe, do professor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) Pascoal Pagliuso, que lidera o projeto na Unicamp. A diretora da unidade, Mônica Cotta, participou da reunião remotamente.

O projeto é coordenado pelo Fermilab – um órgão de pesquisa ligado ao Departamento de Energia dos Estados Unidos – e conta com a participação do CERN – sigla em francês para Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear. No Brasil, coube à Unicamp liderar o projeto. O objetivo do experimento é possibilitar a investigação de fenômenos subatômicos e ampliar o conhecimento sobre os neutrinos e seu papel na formação do universo.

De acordo com Meirelles, Barbosa “mostrou-se entusiasmada” com a possibilidade de a participação brasileira na pesquisa estender-se.

Há uma semana, em visita ao Ministério das Relações Exteriors (MRE), o reitor tratou do mesmo assunto. À época, conversou com o chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação do órgão, Rafael Leal. Em abril, já havia abordado o tema na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – uma agência do governo federal que financia programas de inovação.

##
Mesa de abertura do lançamento do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação com a presidente da Capes, Mercedes Bustamante (ao centro)

Mobilidade urbana

Meirelles e Pascoal se reuniram ainda com o chefe da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia. De acordo com o reitor, eles iniciaram conversações sobre possíveis ações de colaboração entre o governo e a Universidade, em temas como mobilidade urbana, transição energética, habitação, cidades inteligentes e questões relacionadas.

“Conversamos, ainda, sobre a possibilidade de uma visita do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do próprio Denis Andia e da equipe do ministério à Unicamp para conhecer as possibilidades de cooperação no âmbito dos temas que representam os desafios atuais do ministério”, disse o reitor.

O reitor e o professor Pagliuso também conversaram sobre o DUNE, com o secretário de Mobilidade Urbana.

Governança Colaborativa de Informações

Ainda nesta quarta-feira, na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o reitor participou do lançamento do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG).

A expectativa da Capes é que o GoPG possa trazer avanços na dinâmica de coleta de dados, na melhoria de processos, na redução do trabalho operacional e na busca por maior qualidade das informações da pós-graduação.

De acordo com a presidente da agência, professora Mercedes Bustamante, o programa será implementado em colaboração com as instituições de ensino e pesquisa, de forma a garantir a integração dos dados já existentes nos sistemas acadêmicos e repositórios.

Delegação apresenta o projeto DUNE em Brasília e busca ampliação das ações de internacionalização

Docente da Unicamp integra delegação que articula a adesão do Brasil ao CERN

Reitor da Unicamp se reúne com representantes da indústria para falar sobre DUNE

Grupo vai à Finep em busca de financiamento para 2ª fase do DUNE