Torneio Universitário de Campinas é lançado na terça-feira (22)

Estudantes de várias associações atléticas da Unicamp vão participar, a partir do dia 26 de agosto, do Torneio Universitário de Campinas (TUC) – competição que deverá reunir mais de mil atletas de seis instituições de ensino superior instaladas na cidade e que foi lançado oficialmente nesta terça-feira (22) pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi.

O evento deve começar no dia 26 de agosto e terminar no primeiro fim de semana de dezembro (dias 2 e 3). Além de alunos da Unicamp, o TUC reunirá estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), da Faculdade São Leopoldo Mandic, da Faculdade Anhanguera, da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) e da Faculdade de Medicina da Universidade São Francisco de Bragança Paulista.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, do chefe do Gabinete do Reitor, Paulo Cesar Montagner, do secretário municipal de Educação e ex-reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, e dos secretários municipais Lair Zambon (Saúde) e Fernando Vanin (Esportes).

Meirelles lembrou que o esporte pode ser considerado uma tradição nas instituições superiores, mas, na sua avaliação, quase sempre é iniciativa individual ou de grupos específicos. “Nós temos trabalhado para que o esporte se transforme em uma parte efetiva da vida institucional da Universidade”, afirmou ele.

A cerimônia de lançamento do TUC aconteceu na Prefeitura de Campinas e contou com a presença do reitor Antonio Meirelles e do prefeito Dario Saadi

O reitor destacou que a Unicamp dispõe de várias formas de acesso – o Vestibular Unicamp, o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), as cotas sociais e raciais e as chamadas Vagas Olímpicas (conquistadas em olimpíadas do conhecimento). Meirelles acrescentou que a Universidade está prestes a adotar uma rota de acesso tendo em vista exclusivamente o desempenho esportivo.

“O esporte é importante em todas as fases da formação da pessoa, desde os primeiros anos. E a escola tem papel fundamental nisso”, disse o prefeito, que fez um apelo contra a violência. “A violência nos envergonha a todos e essa competição pode se transformar em um exemplo de civilidade”, afirmou Saadi.

A estudante de Farmácia e diretora de Esportes da Liga de Ciências Naturais da Unicamp, Emmanuela Lima, disse estar ansiosa pelo início dos jogos, mas lembrou ser fundamental o apoio oficial – seja da Universidade, seja de órgãos municipais. “A gente tem a visão de que esporte é só lazer e diversão. No entanto é muito mais que isso. Esporte é cultura. Além disso, é importante tanto para a saúde física como para a nossa saúde mental”, afirmou ela, que esteve no lançamento do TUC, ao lado dos amigos Antônio Custódio, Yago Alves e Suelen Xavier, todos da Farmácia e que também vão participar dos jogos.

A estudante de Fármacia e diretora de Esportes da Liga de Ciências Naturais da Unicamp, Emmanuela Lima, ao lado dos amigos Antônio Custódio, Yago Alves e Suelen Xavier

Jogos aos finais de semana

Haverá competição em quatro modalidades – basquete (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino) e vôlei (masculino e feminino), num total de 48 equipes. O futsal contará com 20 equipes, sendo 10 no feminino e 10 no masculino.

Os jogos serão disputados em espaços públicos – como praças de esportes, ginásios e clubes municipais. E também nas instituições de ensino. Não haverá cobrança de ingressos. Os jogos ocorrerão sempre aos finais de semana.

O torneio contará com duas fases: a primeira é classificatória e estende-se até o começo de novembro. Na sequência, ocorrem as semifinais e, no começo de dezembro, as finais.

A rodada de abertura do TUC deve acontecer na Virada Esportiva de Campinas, no próximo sábado, dia 26, no Ginásio de Esportes Rogê Ferreira, no bairro do São Bernardo. Nessa data, serão realizados oito jogos de futsal. No domingo, dia 27, haverá oito partidas de handebol.