Campanha conscientiza sobre proteção de propriedade intelectual

Edição de imagem

Quem circula pelo principal campus da Unicamp percebeu, neste mês de agosto, a presença de novos banners de divulgação. A Inova–Agência de Inovação Unicamp lançou oficialmente a campanha Tem Inovação, Tem Inova Unicamp, uma iniciativa que busca ampliar a conscientização sobre a importância dos esforços para a proteção da propriedade intelectual realizados na Universidade e incentivar os docentes e pesquisadores da Unicamp a registrarem suas invenções.

A campanha se propõe a estimular a colaboração entre os acadêmicos da Unicamp e a Inova, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade. O foco dela está em transformar os resultados das pesquisas em ativos de valor, como patentes, registros de programas de computador e cultivares, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral, por meio do impacto da inovação.

Dentre os serviços oferecidos pela Inova para a comunidade Unicamp, constam a avaliação estratégica da propriedade intelectual por docentes e pesquisadores da Universidade, o depósito de patentes e apoio ao registro de softwares, cultivares ou marcas institucionais da Unicamp e o apoio estratégico na formalização de convênios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com outras instituições públicas e privadas e empresas.

A campanha Tem Inovação, Tem Inova Unicamp acontecerá ao longo dos meses de agosto, setembro e novembro como um chamado aos docentes e pesquisadores da Unicamp para se engajarem na comunicação de suas invenções e descobertas para a Inova Unicamp. Neste mês, foram instalados 13 banners em todo o campus de Barão Geraldo (Campinas). Em novembro, está prevista a instalação de peças de campanha nos arcos parabólicos da Universidade, localizados nas duas principais entradas da Universidade.

Confira a página: Proteja a sua pesquisa: Garanta sua Inovação

Tem inovação na Unicamp, tem Inova Unicamp

O tema escolhido para a campanha ressalta casos reais de tecnologias da Unicamp,protegidas e licenciadas, que estão promovendo o ciclo da inovação, transformando-se em soluções para a sociedade.

Essas tecnologias, nascidas do trabalho dos docentes e pesquisadores da Unicamp e transferidas pela Universidade por meio de licenças exclusivas, não exclusivas e cessões, fazem parte da vida das pessoas de diferentes maneiras, desde alimentos que comemos ou que serão plantados até produtos e processos industriais que impactam o presente e o futuro da sociedade.

“A inovação não é apenas sobre novas invenções, mas também sobre garantir que essas criações impactem positivamente a sociedade. A campanha Tem Inovação, Tem Inova Unicamp destaca nossa dedicação em transformar resultados de pesquisas em ativos concretos, alavancando a cultura da inovação em todas as áreas da universidade”, disse Ana Frattini, diretora-executiva da Agência de Inovação da Unicamp.

Nos últimos anos, a Unicamp tem se destacado como uma das universidades mais inovadoras e empreendedoras do Brasil e da América Latina, graças, entre outros indicadores, ao investimento constante na proteção e transferência de suas tecnologias.

A Tem Inovação, Tem Inova Unicamp fortalece esse compromisso, incentivando os acadêmicos não apenas a gerar novos conhecimentos, mas também a compartilhá-los de maneira estratégica com suporte da Inova. Os docentes e pesquisadores são chamados a participar ativamente do ciclo da inovação, construindo pontes entre o conhecimento e sua aplicação prática.

Inovação a partir da comunicação de invenção

Uma dessas patentes licenciadas diz respeito a um processo para a produção de gorduras de baixo teor de ácidos graxos saturados, low sat, já usada por uma das maiores empresas produtoras de alimentos do país, a Cargill, chegando à mesa de milhares de brasileiros e demais latino-americanos todos os dias. 

Na área de fontes de energia renováveis, destaca-se a tecnologia protegida da Unicamp para a produção de microrreatores, que está possibilitando avanços tecnológicos no desenvolvimento de carros movidos a hidrogênio a partir do etanol.  Dentre os programas de computador registrados pela Inova, estão exemplos de ferramentas que melhoram processos gerenciais para a saúde ou que são capazes de prever riscos em cenários de explosão na indústria fornecendo dados para orientar decisões e reduzir danos.

Entre as proteções licenciadas também estão cultivares registradas com apoio da Inova, a partir de pesquisas realizadas na Universidade para o melhoramento nas espécies Baccharis trimera e Achyrocline satureioides – plantas medicinais conhecidas popularmente como carqueja e macela –, que estão ampliando a eficiência para cultivo comercial sem perder de vista a preservação dessas espécies.

Os banners espalhados pelo campus da Unicamp em Campinas ainda contam com um código QR direcionando o usuário à página Proteja sua Pesquisa: Garanta sua Inovação, no site da Inova. Nela, os inventores encontram conteúdos que explicam como a proteção das tecnologias não interfere na publicação acadêmica de resultados, por que a proteção com depósito de patente ou registro no caso de softwares e cultivares deve ser feita antes de qualquer divulgação dos resultados, como solicitar o apoio da Inova e o passo a passo dessa análise sobre a comunicação de invenções.

A expectativa da campanha é ampliar o canal de comunicação entre os inventores da Unicamp e a Inova para fomentar a proteção da propriedade intelectual e abrir portas para parcerias estratégicas, investimentos e desenvolvimento de novos produtos e processos, bem como de novas empresas e spin-offs, contribuindo para a competitividade nacional e o impacto positivo do ensino, da pesquisa e da extensão promovidos pela Unicamp.

Matéria publicada originalmente no site da Inova Unicamp.

Imagem de capa
Os banners espalhados pelo campus da Unicamp em Campinas ainda contam com um código QR direcionando o usuário à página Proteja sua Pesquisa: Garanta sua Inovação, no site da Inova

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”