Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo divulga nota sobre falecimento de Flávia Natércia

Com grande pesar, informamos o falecimento, aos 50 anos de idade, da nossa ex-aluna, colega, amiga Flavia Natércia da Silva Medeiros, ocorrido anteontem, dia 12 de agosto, no Rio de Janeiro.

Flavia experimentou uma vida muito intensa, tendo sido aprovada aos 15 anos no curso de Biologia da Unicamp, onde realizou também seu mestrado. No doutorado migrou para a área de Comunicação, na Universidade Metodista de São Paulo, sob orientação da professora Graça Caldas.

Entre 2007 e 2008 fez especialização em jornalismo científico no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. No mesmo período foi editora-assistente da revista Mente & Cérebro, editora de entrevistas do projeto Memória Roda Viva e consultora da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

Flavia integrou a equipe que idealizou e executou o projeto Biotecnologias de Rua, desenvolvido em parceria pelo Labjor e pelo Olho – Laboratório de Estudos Audiovisuais da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Foi coordenadora no Brasil do projeto internacional Tecnologia de Comunicação Móvel: Um estudo internacional dos impactos de medidas de precaução sobre a percepção de risco e a confiança, liderado pelo Forschungszentrum Jülich GmbH (Alemanha).

Nos últimos anos, cursou graduação em Letras (português/italiano) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveu o projeto de pesquisa Tradução e Crítica de um Romance Pós-Colonial Italiano pelo Departamento de Ciência da Literatura (UFRJ) e atuou como revisora na editora Megafauna.

Em 2022 foi consultora científica da exposição Darwin no Brasil, do Sesc (Serviço Social do Comércio), e lançou, ao lado de Cristina Astolfi e Silvia Panazzo, o livro Racista, eu? Afrobrasilidades e a luta antirracista, pela Editora do Brasil, sobre o qual deu uma entrevista para Irene Reis, do site Reinventando a Educação.

Flavia era apaixonada por esportes e por música. Deixa este mundo muito jovem e será sempre lembrada por seu sorriso, alegria, coragem e capacidade de se reinventar. Descanse em paz, querida.

Laboratório de Estudos de Jornalismo (Labjor-Unicamp)

Leia matéria de Flávia Natércia publicado no Jornal da Unicamp

Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp quando do ingresso de Flávia no Instituto de Biologia:

##

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”