Hospital de Clínicas da Unicamp participa de livro sobre captação de recursos para saúde

O ex-superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho e o assessor de imprensa e relações institucionais do hospital, Caius Lucilius, estão entre os 27 autores do livro Manual de Captação de Recursos em Saúde, publicado pela Editora dos Editores. O HC foi a primeira unidade hospitalar da Unicamp a atuar na captação por meio de emendas aprovadas em Brasília.

O lançamento oficial ocorreu no dia 29 de julho, durante o 35º Congresso Nacional de Cirurgia (que aconteceu de 27 a 30 de julho em Florianópolis, Santa Catarina). O evento de lançamento contou com a presença de médicos, pesquisadores, profissionais da saúde e gestores hospitalares de todas as regiões do Brasil.

O livro tem 27 capítulos distribuídos em 257 páginas. Os editores dele são Everson Luiz de Almeida Artifon (livre docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP, e de Anatomia e Cirurgia da Faculade de Medicina de Ribeirão Preto da USP), Adriana Mariano (gerente de Relações Institucionais do Hospital de Amor Barretos), José Pinhata Otoch (titular do Departamento de Cirurgia da USP e superintendente do Hospital Universitário da USP), Rafael Minatogawa (da Câmara dos Deputados) e Mariana Gonçalves Magon.

Capa da publicação lançada em julho último; 27 autores assinam os artigos que compõem a obra

A convite dos editores, ficou sob a responsabilidade dos profissionais do HC a elaboração do capítulo – com 11 páginas e várias fotos – dedicado à captação de recursos para hospitais universitários por meio de emendas. O conteúdo apresenta 15 passos para atuação em Brasília e baseou-se na experiência com captação por meio de emendas do Orçamento da União, desde 2008, junto ao Congresso Nacional (Câmara e Senado), além de pleitos relativos a projetos junto ao Ministério da Saúde e ao Palácio do Planalto.

Desde aquele ano, foram captados pelo HC quase R$ 110 milhões em recursos federais. A maior parte dos recursos resultaram em equipamentos, permitindo a realização do maior processo de modernização do parque tecnológico do hospital desde a fundação dele, em 1985. Uma das metas dessa modernização, por exemplo, era a substituição total das camas manuais por camas elétricas (em um total de 450), processo concluído em 2015. Outra parte dos recursos serviram para o custeio de atividades e para programas do Ministério da Saúde.

O Manual de Captação de Recursos em Saúde traz instruções úteis, como por exemplo os critérios e procedimentos estabelecidos na legislação que trata das possibilidades de obtenção de verbas junto aos governos federal, estadual e municipal e junto à iniciativa privada. No Manual, estão descritas informações conceituais, formalidades e cuidados que devem ser observados na captação e aplicação dos recursos obtidos.

Matéria publicada originalmente no site do HC da Unicamp.