Programação da UPA 2023 já está disponível para consulta

A programação da 18ª edição do Programa Unicamp de Portas Abertas – UPA 2023 já está disponível para consulta. A relação de atividades programadas pelas faculdades e pelos institutos da Universidade, dos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, além de pelos diferentes centros e núcleos de pesquisa e órgãos e serviços aos estudantes, pode ser acessada no site na aba “Programação”. A UPA ocorre no próximo dia 19 de agosto, das 9h às 17h, no campus da Unicamp de Barão Geraldo, em Campinas.

Neste ano, a UPA conta com várias atividades em que os estudantes poderão entrar em contato com a vida universitária da Unicamp e conhecer as possibilidades de atuação profissional e de pesquisa relativas aos cursos de graduação oferecidos pela instituição. Elas estarão distribuídas pelos diferentes espaços do campus. Os visitantes também terão a chance de conhecer órgãos de pesquisa e serviços oferecidos aos estudantes da Universidade, além de obter informações sobre o Vestibular Unicamp 2024.

Os visitantes poderão, ainda, acompanhar atrações culturais envolvendo teatro e música em três locais preparados pela Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec): no espaço de recepção aos visitantes; no Palco Saúde, nas imediações da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); e no Teatro de Arena, na Praça do Ciclo Básico, área central do campus. As três áreas também contarão com deliciosas opções de comida.

Visitantes da UPA participam de atividades nos laboratórios da Universidade;
Visitantes da UPA participam de atividades nos laboratórios da Universidade; vasta programação distribuída pelos diferentes espaços do campus

Poder transformador da educação

O tema da UPA neste ano será “A Educação Transforma”. Com ele, a Universidade convida todos os visitantes a refletirem sobre as diferentes formas por meio das quais a educação, praticada em contextos e espaços diversos, tem o poder de transformar as pessoas e a sociedade. “Nosso intuito é mostrar o quanto a educação, a ciência e as universidades públicas podem transformar a visão de mundo de nossos alunos e de todos os que se relacionam com nossas atividades”, afirma Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Unicamp. “Com isso, poderemos construir uma cultura de valorização da ciência e uma sociedade mais justa e sustentável.”

As inscrições para escolas e instituições de ensino já estão encerradas, mas as visitas avulsas continuam abertas a todos os interessados. Informações podem ser obtidas pelo e-mail upa@unicamp.br ou pelo telefone/WhatsApp (19) 3521-2121.

Imagem de capa
Além das atividades em laboratório, os upeiros também poderão acompanhar atrações culturais envolvendo teatro e música

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”