Professor colaborador do Instituto de Economia, Pochmann será o novo presidente do IBGE

Professor colaborador da Unicamp desde sua aposentadoria em 2020, o economista Márcio Pochmann, 61 anos, vai assumir o cargo de presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), órgão responsável por produzir, analisar, pesquisar e divulgar informações demográficas, sociais e econômicas — entre elas, os índices de inflação e o PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pochmann fez pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal e doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp.

Membro da corrente de economistas ligada à Unicamp caracterizada pela defesa do desenvolvimentismo econômico e da indústria nacional, Pochmann acumula pesquisas nas áreas de desenvolvimento, políticas públicas e relações de trabalho.

O docente  engrossa a lista de profissionais que têm ou tiveram trajetória consolidada na Unicamp e que compõem os primeiros escalões do governo federal. É o caso, por exemplo, do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é médico infectologista formado pela Unicamp e foi professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade.

Outro exemplo é o economista Aloizio Mercadante, formado no Instituto de Economia (IE), onde também deu aulas, e que é o atual presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) — banco que atua como principal instrumento de execução da política de investimentos do governo federal.

O professor do IE e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura (Cecon) do instituto, Guilherme Mello, é o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e o economista Sérgio Pinheiro Firpo assumiu a secretaria nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento.

Trajetória

Figura histórica ligada ao PT, Márcio Pochmann presidiu o Instituto Lula e a Fundação Perseu Abramo (fundação do PT voltada à elaboração de estudos, debates e pesquisas). De 2007 a 2012, comandou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em 2012 e 2016, Pochmann disputou a prefeitura de Campinas-SP, mas perdeu as duas eleições. Em 2018, coordenou o programa econômico do então candidato à presidência da República pelo PT Fernando Haddad. No fim do ano passado, após a eleição de Lula, o economista fez parte da equipe de transição do governo, participando do grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Márcio Pochmann vai substituir Cimar Azeredo, funcionário de carreira e ex-diretor de Pesquisa do Instituto, que presidia o órgão de forma interina desde o dia 3 de janeiro. Nos quase sete meses em que ficou à frente do IBGE, Azeredo enfrentou desafios como a conclusão do Censo de 2022, prejudicado após sucessivos adiamentos. Com o apoio da ministra do Planejamento, Simone Tebet, Azeredo coordenou um mutirão que incluiu quase 16 milhões de brasileiros na contagem populacional.

Oficialização da indicação

A indicação de Pochmann foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou nesta quinta-feira (27), em Brasília, a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Ela disse que já havia um consenso dentro do Ministério do Planejamento e do Palácio do Planalto de que o presidente do IBGE seria trocado e que, nos últimos dias, ela foi avisada de que o presidente Lula teria um nome para indicar. “O presidente Lula não me fez um pedido até hoje. Nenhum pedido dentro do ministério ou fora. Aliás, ele não me pediu sequer para apoiá-lo no segundo turno, vocês se lembram que eu fiz uma declaração de apoio antes mesmo de conversar com o presidente Lula. Diante disso, nada mais justo que atender o presidente Lula independente do nome que ele apresentaria”, revelou.

Tebet acrescentou que a oficialização da indicação será feita no momento oportuno e que deve se reunir com Pochmann na próxima semana. “A conversa será técnica, e ele será tratado como técnico, será muito bem-vindo para nossa equipe e continuará no IBGE enquanto atender aos interesses da sociedade brasileira”, afirmou a ministra.