Equipe campeã brasileira de futsal down é objeto de pesquisa na FEF

Vídeo

Atletas que compõem a equipe Ponte Preta S21 de futsal down farão parte de uma pesquisa da disciplina Biomecânica, Futsal e Treinamento da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, coordenada pelo professor Sérgio Cunha. A equipe venceu a final da Copa do Brasil de Futsal Down 2023, realizada em Cabreúva (SP), no dia 15 de julho. A aproximação entre o time e a Unicamp é considerada outra vitória pelo seu coordenador, Maurício Carvalho, que é pai de um dos atletas.

Carvalho conta que, em uma palestra realizada por seu filho Rafael, em 2021, na Câmara de Vereadores de Valinhos (SP), estava presente Edison Duarte, professor da disciplina de Educação Física Adaptada da FEF. Ao fim da palestra, o professor convidou Carvalho para visitar a Universidade e conversar com Cunha sobre o trabalho realizado com os atletas da equipe de futsal down.

Na mesma época, ainda no período das aulas remotas, alunos de Cunha apresentaram, no âmbito da disciplina Biomecânica, Futsal e Treinamento, um projeto de pesquisa sobre a Ponte Preta S21. A coincidência das iniciativas levou ao encontro definitivo da equipe com a Unicamp, impulsionando outros estudos sobre o tema e uma parceria que culmina agora com a nova pesquisa, a ser iniciada no segundo semestre.

Cunha explica que a ideia dessa pesquisa é comprovar os benefícios da prática do futsal e oferecer referenciais de rendimento e coordenação motora aos atletas e treinadores. Para tanto, o professor propõe a captação de imagens dos movimentos dos joelhos dos atletas durante os treinos, para medição dos ângulos desses movimentos. Esse processo é realizado por meio de técnicas de aprendizado de máquina que permitem a classificação dos ângulos e dos movimentos por cores. Ao final, serão gerados gráficos individualizados de rendimento que poderão ser disponibilizados para a Ponte Preta S21.

A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp acompanhou um dos treinos da equipe no ginásio da FEF. Pais e mães de atletas, os atletas Ariane e Ricardo, Cunha e Duarte, o aluno da Unicamp Gabriel Pogetto, Carvalho e o treinador José Antônio de Oliveira falaram sobre a importância do trabalho realizado. Os envolvidos com a Ponte Preta S21 também narraram sua história, que começou em 2019 e que se revelou repleta de vitórias em quadra e na vida familiar. Entre as mais recentes estão a conquista da Copa do Brasil 2023 e o interesse da Unicamp no projeto envolvendo a equipe, hoje com mais de 80 atletas crianças e adultos, treinando semanalmente em Campinas.

Assista à reportagem:

Confira mais imagens da equipe:

A equipe conta com mais de 80 atletas crianças e adultos, treinando semanalmente em Campinas
A Ponte Preta S21 venceu a final da Copa do Brasil de Futsal Down 2023, realizada em Cabreúva (SP), no dia 15 de julho