Unicamp fecha convênio com Comitê Brasileiro de Clubes

Representantes da Unicamp e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) assinaram, nesta quinta-feira (20), um convênio para a realização de cursos de capacitação e qualificação de profissionais que atuam na formação esportiva e no desenvolvimento de atletas. O CBC surgiu em 1990 e representa o segmento esportivo no Conselho Nacional do Esporte (CNE), ao lado do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

No acordo, a Unicamp foi representada pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), por meio do curso de Ciências do Esporte. “Este convênio será de grande importância para o esporte brasileiro”, disse o presidente da CBC, Paulo Germano Maciel, na cerimônia de assinatura do acordo, realizada no salão nobre da Reitoria.

Segundo Maciel, o objetivo do convênio é preparar profissionais para a administração e gestão do esporte e para o desenvolvimento de atletas. “A intenção é justamente a de formar gestores e professores para administrar o esporte nacional, que é o que está faltando. Atletas nós já temos”, argumentou o dirigente. “Como representamos clubes de todo o país, a Unicamp também estará no Brasil todo, trabalhando conosco, preparando profissionais e, com isso, deixando um legado ao esporte”, avaliou.

Serão desenvolvidos cursos de difusão (menos de 30 horas), extensão (30 horas), aperfeiçoamento (180 horas) e especialização/pós-graduação lato sensu (360 horas). Todos os cursos foram idealizados de forma conjunta pela Unicamp e por profissionais do CBC.

Reunião que antecedeu a assinatura do convênio entre representantes da Unicamp e do Comitê Brasileiro de Clubes
O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e o presidente da CBC, Paulo Germano Maciel

Segundo o acordo assinado, o projeto tem o objetivo de desenvolver e realizar cursos de capacitação (extensão universitária) para os recursos humanos dos clubes filiados ao CBC, “a fim de enriquecer e contribuir para a formação desses profissionais, como professores, treinadores, gestores e demais recursos humanos que atuam com o esporte e suas atividades”.

Hoje, o CBC conta com 818 clubes participantes em seu Programa de Formação de Atletas. De acordo com a entidade, esses clubes foram responsáveis por cerca de 89% dos atletas medalhistas na Olimpíada de Tóquio-2020.

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, disse esperar que o convênio seja o primeiro de uma série de colaborações que a Universidade pretende firmar na área do esporte.

“Tenho uma visão de que a Universidade deve ser uma instituição abrangente, e a nossa disposição é expandir cada vez mais nossas atenções para as ciências do esporte, hoje um tema cada vez mais ligado à atividade científica”, explicou ele. “A ciência do esporte é uma grande e nova energia da Unicamp. Desejamos não apenas de nos aproximar das instituições que integram a sociedade, mas também estamos tentando fortalecer os mecanismos internos para fomentar o esporte universitário”, acrescentou.

O reitor disse que a Unicamp sairá enriquecida da parceria, já que, segundo ele, irá proporcionar desenvolvimento para os profissionais, além de ganhar com temas de pesquisas e projetos de extensão e de inovação.

O professor Leandro Mazzei, do curso de Ciências do Esporte da Unicamp, contou que a Universidade está preparando uma alteração no sistema de acesso, na qual pretende incluir o oferecimento de vagas com base no desempenho esportivo.

“A Unicamp tem várias vias de acesso, como vestibular tradicional, cotas, Enem, vestibular indígena etc. Dentro disso, há o edital Vagas Olímpicas de Conhecimento. Estamos com uma proposta de criar a Olimpíada de Conhecimento no esporte”, disse ele. A ideia é oferecer duas vagas extras para Ciências do Esporte, para aqueles atletas que comprovaram desempenho nos Jogos da Juventude”, revelou.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente da CBC, Fernando Manuel de Matos Cruz; a superintendente executiva da entidade, Gianna Lepre e Silva; e o gerente de esportes e competições, Matheus Theotonio da Silva.

A solenidade contou ainda com a participação do professor do curso de Ciências do Esporte Alcides Scaglia e da diretora associada da Faculdade de Ciências Aplicadas, Milena Serafim.