Nova diretoria da Feagri toma posse

Seis ex-diretores da Feagri marcaram presença na cerimônia de posse
Seis ex-diretores da Feagri marcaram presença na cerimônia de posse, entre eles o ex-reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge

Tomou posse nesta terça-feira (27/06) a nova diretoria da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp para o quadriênio 2023-2027. Assumiram as posições de diretor e de diretora associada da unidade, respectivamente, os professores Ariovaldo José da Silva e Thais Queiroz Zorzeto Cesar. Eles sucedem Angel Potin Garcia, ex-diretor, e Rafael Augustus de Oliveira, ex-diretor associado. Compareceram à cerimônia seis ex-diretores da Feagri, entre eles o ex-reitor da Unicamp José Tadeu Jorge, atual secretário municipal de Educação de Campinas, que compôs a mesa ao lado do atual reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, e da coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti.

Já empossado, o professor Silva destacou, em seu primeiro discurso, os desafios mais significativos a serem enfrentados, como a necessidade de aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável, a adaptação às mudanças climáticas, a segurança alimentar e o desenvolvimento de tecnologias de baixo impacto ambiental alinhadas aos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Silva disse em entrevista ao Portal da Unicamp que uma das propostas de sua gestão é a criação do curso noturno de Engenharia Agrícola.

Entre os conselhos que deixou aos novos diretores, a professora Maria Luiza Moretti afirmou que “os líderes precisam contagiar a comunidade”. A presença de muitos ex-diretores na cerimônia chamou a atenção da coordenadora-geral, que observou a força da comunidade Feagri. Ela lembrou ainda que, em 2025, a Feagri completará 40 anos, enquanto o curso de Engenharia Agrícola comemorará 50 anos.

Ouça o áudio sobre a trajetória de Ariovaldo José da Silva:

O professor José Tadeu Jorge também destacou as datas comemorativas e sugeriu, bem-humorado, que sejam organizadas duas festas. O ex-diretor da Feagri fez uma homenagem ao amigo que faleceu esse ano, José Luís Vasconcelos, primeiro diretor da unidade, “que certamente também estaria na cerimônia”. Ressaltou, ainda, a posse de uma mulher como diretora associada, Thais Queiroz Zorzeto Cesar, contemplando a presença das mulheres na Feagri — ainda que de forma insuficiente, disse ele. Jorge foi professor do atual reitor, que durante sua graduação na Engenharia de Alimentos cursou disciplinas também na Feagri.

O reitor Antonio José de Almeida Meirelles elogiou a ideia da nova diretoria de criar o curso noturno de Engenharia Agrícola. “Uma gestão tem que ter sempre a pretensão de crescer. Não podemos ficar parados.” Meirelles fez referência ao êxito da autonomia das três universidades estaduais paulistas, com percentual fixo da arrecadação de impostos, em particular do ICMS. “O desenvolvimento das três universidades desde 1989 até o presente momento mostra a dimensão exata do que a autonomia gerou em termos de crescimento”, afirmou o reitor. “Estamos diante da possibilidade de uma reforma tributária. Esse é um grande desafio da Universidade, manter nossa autonomia.”

Em seu discurso de encerramento de gestão, o professor Garcia agradeceu, emocionado, ao seu colega diretor associado, Rafael Augustus de Oliveira, com quem trabalha em parceria desde a graduação. O ex-diretor, que todos os dias vai trabalhar de bicicleta, disse que procurou agir como um ciclista gregário, que tem a função de trabalhar pela equipe. Garcia também lembrou das dificuldades enfrentadas pela equipe durante a pandemia e agradeceu a todos da unidade.

##
O novo diretor Ariovaldo Silva (à direita) substitui Angel Potin Garcia (à esquerda) por um mandato de quatro anos

O novo diretor elogiou a gestão do colega e reafirmou sua convicção de que a Feagri continuará enfrentando os desafios para “deixar um legado duradouro para futuras gerações”. Silva também falou rapidamente da sua trajetória. “Há 30 anos, eu estava na minha zona de conforto, trabalhava em uma indústria, quando uma professora me incentivou a estudar novamente. Agradeço a Deus por ter colocado pessoas tão especiais em meu caminho para me incentivar a fazer a progressão da minha carreira. Agradeço à minha família e à minha esposa que sempre me deu apoio”, finalizou Silva, agradecendo também pela confiança da instituição. “Sinto orgulho de fazer parte desta prestigiosa faculdade, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seus cursos.”

Prestigiaram a cerimônia de posse os ex-diretores Archimedes Perez Filho, João Domingos Biagi, Paulo Ademar Martins Leal, Roberto Testezlaf e Denis Miguel Roston.

Imagem de capa
A Feagri completará 40 anos, enquanto o curso de Engenharia Agrícola comemorará 50 anos

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”