Congresso reúne USP, Unesp e Unicamp para pensar Extensão e Cultura

A pró-reitora de Extensão e Cultura da USP, Marli Quadros Leite, o da Unesp, Raul Borges Guimarães, e o da Unicamp, Fernando Coelho, abriram, nesta segunda-feira (26), o Congresso de Extensão e Cultura das Universidades Paulistas com o tema “Juntas pensando o futuro”, ao lado da coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti. O Congresso continuou nesta terça-feira (27), no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp.

Acesse o canal da Proec no Youtube.

“Foi um primeiro dia de evento muito rico. Pudemos trocar muitas experiências, informações e visões, contribuições fundamentais para que possamos entender esse processo de curricularização da extensão”, afirmou o anfitrião, Fernando Coelho. Para Coelho, o Congresso acontece em um momento muito importante, e a articulação entre as três Universidades Estaduais Paulistas deve fortalecer cada uma delas. “Espero que as conversas saiam desse ambiente, para chegarem no ponto que desejamos: universidades mais próximas das necessidades da comunidade, mantendo seu nível de excelência exatamente por estarem mais próximas da sociedade”, completou.

Da mesma forma, a pró-reitora da USP aposta nessa troca de experiências para fortalecer as ações que já desenvolvem e propor novas soluções aos desafios enfrentados. “Não faremos nada imitando o outro, mas a experiência deles nos ajuda, assim como a nossa vai ajudando. Por exemplo, já temos indicadores de extensão há anos. Temos indicadores pormenorizados, que são próprios para cada atividade. Isso já está pronto”, comentou Marli Quadros Leite.

“É um encontro histórico. A USP, a Unesp e a Unicamp juntas para avançar”, afirmou Raul Borges Guimarães. O pró-reitor destacou as diferenças entre as instituições, cada uma com sua história e perfil. “Não tem como importarmos um modelo. Cada universidade vai ter que encontrar seu, e o dia de hoje já apontou caminhos importantes”, comentou ao final da sessão. “Podemos somar forças nesse compromisso com a sociedade. Juntos, podemos impactar mais”, afirmou.

Na abertura, a coordenadora geral da Unicamp ressaltou que foram poucas as vezes que as três universidades se uniram para desenvolverem ações conjuntas dessa forma, envolvendo também o Governo do Estado. “O ensino promove essas transformações, e as pessoas envolvidas vão transformar o seu arredor”, destacou ela.

Conferência de abertura

“Universidade, Extensão e Democracia” foi o tema da conferência de abertura proferida por Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Segundo ele, é preciso superar o conceito de extensão e radicalizar práticas participativas. “Será que a extensão pode ser esse lugar para trazer essa provocação? Recriar a universidade não como universidade humboldtiana de pesquisa, não como uma universidade clássica de formação de quadros. E, sim, como uma universidade que tenha como projeto contribuir para toda essa possibilidade aberta de desenvolvimento social”, provocou.

Matéria originalmente publicada no site da Proec.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”