Divisão de Meio Ambiente orienta sobre prevenção da febre maculosa brasileira

Com os recentes casos registrados na cidade de Campinas, reforçamos as orientações para prevenção da febre maculosa brasileira, transmitida através da picada de carrapato-estrela infectado pela bactéria rickettsia rickettsii.

Ao acessar áreas sujeitas à presença de carrapato-estrela, verifique seu corpo e roupas cuidadosamente a cada 2 horas;

Se apresentar febre e mal-estar, procure atendimento médico imediato, informando que esteve em área com carrapatos. O tratamento deve ser iniciado em no máximo cinco dias a partir do surgimento dos primeiros sintomas.

Nos próximos meses serão instaladas 20 placas em diversos pontos do campus
Nos próximos meses serão instaladas aproximadamente 20 placas em diversos pontos do campus

A Divisão de Meio Ambiente (DMA) da Prefeitura Universitária atua há anos no combate ao carrapato-estrela no campus, através de um programa permanente de prevenção. Destacamos que, com o cercamento das áreas de preservação permanente (APPs), não temos circulação de capivaras — um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela — pelo campus. Além disso, é frequentemente realizada a limpeza dos aceiros e a manutenção dos jardins, com corte periódico da grama, aparada rente ao solo.

Nos próximos meses, serão instaladas aproximadamente 20 placas em diversos pontos do campus, sobretudo na proximidade das APPs, com orientações sobre a conduta diante dos sintomas da febre maculosa brasileira.

Dentro do programa de prevenção, a DMA oferece aos servidores e prestadores de serviços que atuam no campus palestra sobre prevenção da febre maculosa, orientando quanto aos cuidados necessários no contato com os carrapatos.

A solicitação de palestras deve ser efetuada através do preenchimento de Ordem de Serviço

Acesse o manual de prevenção da febre maculosa brasileira.

Matéria publicada originalmente no site da Prefeitura Universitária.