Reitoria recebe visita de representantes de universidade iraniana

Saeid Jazari e Mansour Hakim Elahi foram recebidos pelo reitor, Antonio Meirelles, e por integrantes da Diretoria Executiva de Relações Internacionais

A Unicamp recebeu nesta quinta-feira (1º) a visita de representantes da Universidade Internacional Ahlul Bayat, do Irã. Saeid Jazari, reitor da universidade, e Mansour Hakim Elahi, diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da instituição, foram recebidos pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e por integrantes da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri). Durante o encontro, foram discutidos assuntos relativos a áreas de pesquisa comuns às duas universidades e possibilidades de parceria para trabalhos conjuntos.

Participaram também do encontro os professores Osvandir Taranto, diretor-executivo de Relações Internacionais, e Rafael Dias, assessor da Deri, além de Angélica Torresin, coordenadora para Cooperação Internacional da Deri, Mayara Morais e Ludmila Pioli, assistentes do setor, e Nasser Khazraji, diretor da Arresala – Centro Islâmico no Brasil. Os docentes iranianos conheceram a infraestrutura da Unicamp e projetos interdisciplinares de pesquisa e tecnologia desenvolvidos pela Universidade. “Temos uma ação forte na inovação por meio do contato estreito com empresas”, explicou o reitor, que destacou também as políticas de inclusão e permanência estudantil.

Fundada em 2004 em Teerã, capital iraniana, a Universidade Internacional Ahlul Bayat é uma instituição privada com foco em cursos de pós-graduação em áreas como tecnologia, direito, ciências sociais e políticas, estudos de línguas e estudos islâmicos. Atualmente, a universidade do Irã atende estudantes de 37 países.

Saeid Jazari, reitor da Universidade Internacional Ahlul Bayat, do Irã, durante encontro com o reitor Antonio Meirelles: visitas a universidades de destaque

Jazari explicou que a comitiva está em viagem pela América do Sul conhecendo universidades de destaque no cenário internacional para o estabelecimento de parcerias. Ele conta que se reuniu com líderes de universidades iranianas e constatou que nenhuma procurava o Brasil para projetos conjuntos. “Durante o último século, o Irã se voltou mais para a Europa e os países do Norte. Mas vocês estão na fronteira da ciência e do conhecimento, por isso estamos aqui para estabelecermos ações de cooperação, como o intercâmbio de professores visitantes e de pesquisadores de pós-doutorado”, pontuou o reitor iraniano, destacando a intenção de buscar ajuda do Brasil para a criação de um centro de língua portuguesa na universidade. “Temos muitos professores que ficariam felizes em conhecer a Unicamp”, afirmou Jazari.