Conselho Universitário aprova compra de terreno para expansão da Moradia Estudantil

Sessão ordinária realizada nesta terça-feira (30) aprovou a proposta de compra do terreno com cerca de 45 mil
Sessão ordinária realizada nesta terça-feira (30) aprovou a proposta de compra do terreno com mais de 45 mil metros quadrados

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, em reunião realizada nesta terça-feira (30), aprovou a proposta de compra de uma área de cerca de 45 mil metros quadrados para expansão da Moradia Estudantil. Ao lado da área atual da moradia, o terreno tem o potencial de ampliar em mais 1,4 mil o número de vagas disponíveis, que hoje gira em torno de mil. O valor a ser investido na compra do terreno é de R$ 20 milhões.

A área compreende um terreno da empresa Eagle Burgmann de 45.205 metros quadrados, 22.622 metros quadrados de área livre e outros 22.582 metros quadrados com edificações, sendo que a área efetivamente construída é de apenas 4,5 mil metros quadrados. Além de ser contígua à atual moradia, as construções que já existem no local poderiam ser aproveitadas para abrigar setores administrativos e para o desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Hoje, a Unicamp conta com duas modalidades de políticas de permanência direcionadas especificamente à moradia dos estudantes: a oferta de vagas na Moradia Estudantil e o pagamento da Bolsa de Auxílio Moradia (BAM), atualmente no valor de R$ 600. São, aproximadamente, 2 mil estudantes contemplados pelas bolsas BAM, o que implica um investimento de R$ 14.4 milhões anuais. Cálculos da reitoria estimam que a expansão das vagas na Moradia Estudantil proporcionará uma economia equivalente ao pagamento de bolsas BAM, no valor de R$ 600, por 12 anos. Outra vantagem da iniciativa é desvincular o valor investido em permanência estudantil do aumento de preços dos aluguéis.

Estudantes celebraram a aprovação da compra do terreno para expansão da Moradia Estudantil

“A realidade imobiliária de Barão Geraldo (distrito onde se localiza o campus da Unicamp) é uma das mais caras do estado de São Paulo. Evidentemente, R$ 600 tornam-se insuficientes para um aluno alugar uma moradia em condições dignas diante desse cenário”, destacou Roberto Donato, assessor docente da Reitoria.

O reitor Antonio Meirelles celebrou a aprovação do projeto e pontuou que já existem estudos para viabilizar as obras de construção de novas unidades residenciais na área de expansão. Ele ressaltou que outras ações estão em andamento visando à permanência estudantil também nos campi de Limeira, com mais de R$ 100 milhões em investimentos previstos, e em Piracicaba, com ações institucionais para expansão da unidade, incluindo a instalação de um curso de Medicina. “Essas ações não têm impacto só em nossa comunidade interna, mas no futuro de nosso país”, comemorou Meirelles.

Consu discutiu, nesta terça-feira, a proposta de um Grupo de Trabalho favorável ao investimento em permanência estudantil