Audiência pública discute financiamento da Extensão Universitária na Comissão de Educação da Câmara

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec), Fernando Coelho, participou, na quinta-feira (25), da audiência pública da Comissão de Educação da Câmara Federal, que discutiu o "Financiamento da Extensão Universitária". Presidida pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a audiência reuniu reitores e pró-reitores das principais universidades públicas do país. O debate ressaltou a importância da extensão universitária realizada pelas universidades, bem como a necessidade de fomento específico, que garanta a continuidade dos programas e ações voltadas à comunidade.

“Temos demandas bem claras, e há um consenso de que precisamos de financiamento. Minha pergunta é: qual é o nível de planejamento que já existe para que tenhamos, no próximo orçamento da União, recursos devidamente estabelecidos para financiar, ou retomar, programas de extensão que envolvam um financiamento substantivo?”, questionou Coelho. O pró-reitor da Unicamp ressaltou, ainda, a necessidade de agregar à extensão Políticas de Permanência Estudantil.

Para a deputada Lídice da Mata, é fundamental estabelecer um cronograma e manter a articulação das instituições presentes, para que os apontamentos sejam levados à Comissão da Câmara responsável pela elaboração das emendas. “Vamos pedir uma audiência com o MEC, para levarmos os documentos e solicitações. Nosso entendimento é de que precisamos ampliar os orçamentos das Universidades, para que essas tenham condições de repassá-los para as extensões”, afirmou. Da Mata ressaltou, contudo, a necessidade de busca de financiamento também nas instâncias regionais.

Alexandre da Fonseca, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, que representava o Ministério da Educação (MEC), apresentou dados e propostas, ponderando que a equipe ainda passa por momento de reconhecimento e avaliação das demandas. Ele afirmou que vem acompanhando o debate sobre a Extensão Universitária e sua curricularização. “Toda ação da Sesu [Secretaria de Educação Superior] terá como norte a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão", pontuou. "Vamos trabalhar para que novas ações aconteçam a partir desse diálogo com as instituições de educação. Esse movimento organizado precisa ser ouvido”, afirmou o diretor.

Entre os pró-reitores presentes, Guilherme Bertissolo, da Universidade Federal da Bahia, ressaltou o papel das ações de Extensão nas Universidades públicas. "Acho importante ressaltar o papel central da extensão no cumprimento da missão e na própria constituição da natureza pública dessas instituições. É a extensão que as qualifica como mecanismos concretos de transformação social e também com o compromisso do imaginário de um outro mundo possível", destacou.

O debate contou ainda com a presença do presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), Hélder Eterno da Silveira; do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca; e do presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Francisco D. Lima Júnior.

Matéria publicada originalmente no site da Proec.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”