SEC reinaugura estúdio de gravação e revitaliza sala de espera com quadro ‘Liames’

##
Equipe que participou da iniciativa de revitalização da sala de espera da SEC; ao fundo o quadro "Liames" que ficará em exposição permanente

Foram reinaugurados nesta quinta-feira (25) o estúdio de gravação e a sala de espera da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp. O estúdio conta com quatro ambientes reformulados pela equipe técnica a custo zero. A sala de espera recebeu o quadro “Liames”, feito pela artista-pesquisadora Rafaela Repasch, estagiária da SEC e aluna de Artes Visuais da Universidade. Ela contou com a colaboração de João Ricardo (Boi), Alex Henrique de Matos e Diohny C. Andrade, todos funcionários da SEC.

O estúdio tem um total de 105 m2 e foi reformulado pela equipe técnica da TV Unicamp, formada por Kleber Casabllanca, João Ricardo (Boi), Marcos Botelho Jr., Diohny C. Andrade e Jorge Calhau. Os servidores Selvino Frigo e Alex Henrique de Matos, além dos estagiários Felipe Menani e Álvaro Godoi, também participaram da reforma do estúdio.

A iniciativa partiu da diretoria da SEC devido à necessidade de um cenário maior para a gravação do quadro “Analisa”, exibido no canal do YouTube da TV Unicamp. Já a revitalização da sala de espera no terceiro andar deveu-se à necessidade de criar uma identidade visual para a secretaria depois da união da Rádio e Televisão Unicamp (RTV) com a Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom).

##
O novo estúdio de gravação conta com layout para dois programas fixos exibidos pela TV Unicamp: “Conversa com o Reitor” e “Analisa”

Novos programas

Dividido em quatro áreas, o novo estúdio de gravação conta com layout para dois programas fixos: “Conversa com o Reitor” e “Analisa”. Os outros dois cenários são mais neutros, um com o chroma-key e um com um fundo branco infinito, permitindo a gravação de outros conteúdos sem que seja preciso realizar grandes mudanças nas instalações. Ao adequar o ambiente, o estúdio pode ser usado por inteiro para uma gravação que demande mais espaço.

Casabllanca, funcionário da SEC desde 2014, é uma das pessoas da força-tarefa que projetou a criação dos ambientes do estúdio sem custo adicional, apenas reutilizando móveis e outros itens já existentes. “Todos os cenários foram a custo zero, com reaproveitamento do material de outros programas, que são aquelas tapadeiras para o cenário, móveis, mesas e outros adereços que juntamos.” “Esperamos que haja um aumento no número de gravações e até a criação de novos programas", acrescenta.

##
O editor de vídeo Diohny C. Andrade durante atividade para a reforma do estúdio de gravação realizada a custo zero

“Liames”

Como parte da revitalização da SEC, trazendo elementos que conectam os setores, o quadro “Liames” (3,28 m x 1,60 m), feito em tinta acrílica sob tela, foi pensado e pintado por Repasch. O nome surgiu a partir de uma experiência dela no estágio. “Quando eu pensei no quadro em si, além de usar elementos midiáticos de comunicação, eu coloquei muito dessa linha que é contínua e segue por todos os elementos. Apesar de ser um trabalho interdisciplinar, está tudo conectado. E também há essa questão de eu ter me conectado muito com as pessoas daqui.”

É a primeira experiência de Repasch com uma tela desse tamanho em uma exposição permanente, obra essa que ela chamou de “quadro comunitário”. “Eu demorei um tempo nesse processo de criação. Criei três esboços para decidir a linha porque esse é um desenho para o prédio inteiro, meio que ‘comunitário’, que não iria ser para mim. Então eu quis saber a opinião de todo mundo.”

##
Força-tarefa organizada para a reforma dos cenários do estúdio de gravação

“Ninguém faz nada sozinho”

João Ricardo (Boi), funcionário há mais de 30 anos, colaborou tanto com a reformulação do estúdio quanto com a produção do quadro. “Ninguém faz nada sozinho. Sempre tem que ter a colaboração de todos. Eu estou no mercado há muito tempo. E a gente trabalha com os estagiários porque são pessoas com a cabeça nova no mercado. Muita gente pensa que estagiário é mão de obra barata, mas é mão de obra pensante.”

O próximo passo nesse processo é a criação de uma sala de gravação no segundo andar do prédio. A ser usado como suporte para a equipe de jornalismo, o espaço contará com um ambiente para entrevistas tanto presenciais quanto remotas, além de possibilitar a gravação de sonoras quando o estúdio de rádio estiver ocupado. A ideia inicial, assim como no caso do estúdio de gravação, é fazer tudo a custo zero. Já os materiais (como luzes teatrais) que não foram aproveitados no estúdio de gravação serão doados para outros setores, entre os quais o Instituto de Artes.

O quadro “Liames” foi pensado e pintado por Rafaela Repasch; mede 3,28 m x 1,60 m e foi feito em tinta acrílica sob tela