Prêmio Tese Destaque Unicamp prestigia excelência da pesquisa feita na Universidade

##
Cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (25), na sala do Conselho Universitário

A entrega do Prêmio Tese Destaque Unicamp, realizada na manhã desta quinta-feira, 25, consagrou quatro trabalhos de doutorado defendidos na Universidade em 2022, contemplando as seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Engenharias e Tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Artes. Comandada pelo reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, e pela  pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello, a cerimônia laureou os pesquisadores Monica Caicedo Roa, Ana Valeria Braga, Selena Lage e Marcus Vinícius Soares, além de seus orientadores, respectivamente os professores Ricardo Cordeiro, Flavio Schmidt, Sidney Bernardini e Giorgio Basilici. Já as teses que ficaram em segundo lugar, em cada área, receberam menção honrosa.

O Prêmio Tese Destaque Unicamp foi criado pela Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) com o objetivo de reconhecer a excelência da pesquisa científica produzida por alunos e docentes da pós-graduação da Unicamp. “O peso da pós-graduação para a Unicamp, no Brasil e no exterior, impressiona; seja pelo volume, seja pela qualidade. É um desempenho poucas vezes visto no mundo, principalmente quando se leva em consideração a diversidade de temas abordados”, avalia o reitor.

Para Meneguello, a iniciativa é uma forma de prestigiar, internamente, uma produção que já é amplamente reconhecida mundialmente. “Recentemente mais de 85% dos nossos programas de pós-graduação ficaram com notas 5 ou mais, na avaliação da Capes”, observa. Em sua primeira edição, o prêmio destaca projetos que foram desenvolvidos em meio às dificuldades impostas pelo isolamento imposto pela pandemia de covid-19, lembra a pró-reitora.

No total, 142 teses foram inscritas. Destas, 49 foram pré-selecionadas por comissões de avaliação reunidas pela pró-reitoria de pós-graduação. Posteriormente, a comissão de cada área escolheu dois trabalhos.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello: iniciativa prestigia, internamente, uma produção que já é reconhecida mundialmente

Autora de “Estudo da Fermentação Anaeróbica Induzida em Café” — tese premiada na área Engenharias e Tecnológicas —, Ana Valéria Braga acredita que esse reconhecimento é a prova de que o resultado de seu trabalho não foi comprometido pela quarentena. “Estou recebendo o prêmio, mas ele é resultado da colaboração de várias pessoas, das fazendas, empresas e dos laboratórios do Instituto de Biologia e da Faculdade de Engenharia de Alimentos, além do meu orientador”, diz. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sua pesquisa apresenta uma nova forma de processar café, que pode resultar no aumento da qualidade e consequentemente da pontuação do grão, tornando-o mais competitivo. “É um trabalho inovador, que foi muito bem conduzido. A premiação vem para coroar”, comemora o orientador.

Além dos primeiros colocados, mencionados acima, os quatro que ficaram em segundo lugar e receberam menção honrosa foram: Priscila Orlandini (e seus orientadores, os professores Vinícius Souza e Inês Cordeiro); Armando Hernandez (e seu orientador, o professor Julio Hernandez); Maiara Dourado (e sua orientadora, a professora Nashieli Loera); e Artur Alves (e seu orientador, o professor Marcus Bonança).

Assista à cerimônia transmitida pelo Canal Imprensa Unicamp:

Reitor Antonio Meirelles, a pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello e a contemplada Ana Valéria Braga e seu orientador Flavio Schmidt: trabalho não foi comprometido pela quarentena

Uallace Moreira Lima reafirmou o compromisso do atual governo em apoiar ações e projetos responsáveis por contribuir para o crescimento econômico e sustentável do país

A publicação apresenta um panorama das pesquisas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores indígenas nas diferentes regiões do país, em todas as áreas do conhecimento

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação

O encontro reuniu estudiosos do Brasil e do mundo para discutir a forma como as duas áreas devem se preparar a fim de enfrentar os grandes desafios contemporâneos no campo da saúde mental

O projeto “Reator sustentável: constituído por eletrodos de óxidos metálicos e células solares, para aplicações na descontaminação de água ou conversão de CO2 utilizando energia solar” é desenvolvido no âmbito do Centro de Inovação em Novas Energias

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004