Unicamp assina ‘Declaração de Valência’ pelo desenvolvimento sustentável global

Evento realizado em Valência, na Espanha, reuniu 700 reitores, sendo mais de 70 de universidades brasileiras

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, e dirigentes de instituições de ensino superior de língua hispânica e portuguesa assinaram, na Espanha, a “Declaração de Valência” em favor do desenvolvimento sustentável global.

Elaborado durante o V Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado em Valência, o documento avalia que as universidades estão em “posição privilegiada” para conduzir as sociedades rumo ao conhecimento e à inovação.

“A universidade tem uma grande capacidade não só de contribuir para, mas também de liderar o desenvolvimento sustentável com rigor, pensamento crítico e compromisso social”, diz o documento aprovado ao final do encontro de dois dias em que estiveram presentes 700 reitores – sendo mais de 70 de universidades brasileiras – e líderes universitários de 14 países, além de representantes de governos, empresas e instituições internacionais.

A Universia é uma rede que conecta universidades de língua hispânica e portuguesa espalhadas pelo mundo. Também participaram do encontro representantes de instituições de ensino superior do Reino Unido.

A “Declaração de Valência” diz que as universidades devem proporcionar aos alunos uma formação integral que inclua conhecimentos multidisciplinares, competências transversais e valores que os preparem tanto para integrar e moldar o futuro do mercado de trabalho como para desenvolver lideranças das sociedades futuras.

A relevância da perspectiva humanista, que promove valores como a solidariedade ou a ética, é cada vez mais necessária em um mundo que ambiciona ser justo, equitativo e sustentável”, lembra o documento.

Meirelles afirmou que o encontro serviu ainda para outros propósitos, como ampliar a rede de contato com algumas das principais universidades do mundo e aprimorar o processo de internacionalização da Unicamp.

“Queremos mandar professores, pesquisadores e estudantes para universidades estrangeiras e também queremos atrair esses profissionais”, disse o reitor. “Nosso objetivo é melhorar o trânsito entre as instituições e estimular o intercâmbio”, acrescentou ele.

O encontro – que foi aberto pelo presidente da Espanha, Pedro Sánchez – aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio e girou em torno do tema “Universidade e Sociedade”.

O evento reuniu convidados especiais como o físico britânico, cientista da computação, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e criador da World Wide Web (rede mundial de computadores), Tim Berners-Lee; o físico espanhol e prêmio Príncipe de Astúrias 2006, Ignacio Cirac; e o ex-secretário do Tesouro dos EUA Larry Summers.

O evento foi presidido por Ana Botín, presidente do Banco Santander e da Universia.

Universidade de Alicante

Na segunda etapa da viagem, o reitor da Unicamp assinou um convênio amplo de cooperação com a Universidade de Alicante (Espanha) nas áreas de ensino, pesquisa e atividades culturais. O acordo foi firmado por Meirelles e pela reitora da Universidade de Alicante, professora Amparo Navarro Faure.

O acordo prevê o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes, a publicação de monografias históricas e linguísticas em conjunto, a realização de projetos de pesquisa e a organização de atividades docentes coordenadas e de eventos acadêmicos internacionais.

Ficou definido ainda que cada universidade vai elaborar um programa anual de atividades. Depois de compartilhadas, ambas as propostas comporão um programa de atividades comuns às duas instituições para o ano acadêmico.

Além disso, as universidades deverão elaborar, também anualmente, relatórios sobre as atividades realizadas e compartilhá-los junto com o programa proposto para o ano acadêmico seguinte.

O convênio entrou em vigor no momento de sua assinatura e terá a vigência de três anos, com previsão de prorrogação automática por períodos de igual duração.

Reitores brasileiros durante o V Encontro Internacional de Reitores Universia realizado em Valência