Núcleo de Economia do CPTEn está com inscrições abertas para bolsa de pós-doutorado

Autoria

O Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) está com inscrições abertas para uma bolsa de pós-doutorado na área de análise e prospecção de cenários econômicos relacionados ao acesso à energia elétrica no país. Com o título “O efeito de cenários e fatores econômicos sobre o acesso à energia elétrica no Brasil e o papel de políticas públicas de incentivo à adoção de energias renováveis”, a chamada nacional e internacional busca um(a) pesquisador(a) para atuar junto ao Eixo IV - Análise Econômica e Prospecção de Cenários do CPTEn. A bolsa tem a duração de 24 meses, com início em 1º de agosto de 2023, e as atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Economia e Gestão (LGE) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), campus da Unicamp em Limeira, sob a supervisão do professor Carlos Raul Etulain. As inscrições vão até o dia 8 de junho.

Confira o edital completo 

A bolsista/o será responsável por providenciar análises empíricas sobre o impacto de cenários e fatores econômicos no acesso à energia elétrica no Brasil, área de concentração dos estudos do CPTEn. O candidato/a deve também ter expertise em análise empírica das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico. Serão desenvolvidos ainda modelos de previsão/forecast sobre variáveis econômicas e sobre o acesso à energia elétrica até o ano de 2030 para verificar a viabilidade de o Brasil alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente no que diz respeito às energias renováveis.

São requisitos para candidatura:

  • Ter concluído o doutorado;
  •  Apresentar currículo acadêmico de excelência;
  • Escrever uma Proposta de Trabalho relacionada ao tema do edital;
  • Dedicação integral ao projeto, durante 24 meses, sediado no LEG/FCA/Unicamp, campus II – Limeira, SP, Brasil.

As inscrições estarão abertas até o dia 8 de junho de 2023. Interessadas(os) devem enviar um e-mail intitulado “Bolsa Pós-Doutorado - Eixo IV” para o e-mail legfca@unicamp.br, com os seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae (até duas páginas), incluindo principais publicações e experiência em pesquisa, e link para o currículo Lattes caso a candidata/o candidato tenha esse currículo disponível;
  • Proposta de Trabalho (até cinco páginas)
  • Histórico escolar de pós-graduação completo;
  • Certificado de conclusão de doutorado.

A proposta de trabalho deve ser sintética, com até cinco páginas, redigida em fonte arial tipo 10, com espaçamento simples, e deve abordar os seguintes aspectos:

a) Resumo;

b) Descrição dos Objetivos;

c) Plano de Trabalho incluindo Metodologia e Cronograma de resultados previstos;

d) Justificativa para o Plano mostrando diálogo com o Projeto do Eixo IV/CPTEn, em que se inscreve esta bolsa;

e) Referências.

O processo de seleção se dará em duas etapas:

- Eliminatória: análise da documentação enviada, em que será considerada a adequação aos critérios deste edital e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apresentados neste edital.

- Classificatória: entrevistas das candidaturas selecionadas a partir do primeiro item. Serão adotados os seguintes critérios no processo seletivo: a) adequação da candidatura aos critérios da Fapesp; b) experiência na área; c) qualidade da proposta de trabalho; d) e adequação ao tema deste edital.

Serviço: 

Inscrições: 8/5/2023 – 8/6/2023

Divulgação do resultado da primeira fase: 9 de junho de 2023

Entrevistas: 12 e 13 de junho de 2023

Divulgação do resultado final: 14 de junho de 2023

Previsão de início da bolsa: 1º de agosto de 2023

Duração da bolsa: 24 meses

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa