Morre o teólogo, filósofo e psicanalista Antônio Muniz de Rezende, ex-diretor da Faculdade de Educação

Autoria
Fotos
Edição de imagem
Antônio Rezende, quando diretor da FE, na década de 70
Antônio Rezende, quando diretor da FE, na década de 70 (Foto: Arquivo SEC)

A Reitoria da Unicamp lamenta a morte do teólogo, filósofo e psicanalista Antônio Muniz de Rezende, professor aposentado e ex-diretor da Faculdade de Educação (FE), ocorrida na manhã deste domingo (14). Ele tinha 95 anos e estava internado no Centro Médico de Campinas.

Natural de Tupaciguara (MG), Rezende doutorou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, e em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Lecionava na província de Quebec, no Canadá, quando aceitou voltar ao Brasil, em meados da década de 1970, para ingressar no quadro docente da Unicamp.

Em 1976, Rezende tornou-se o segundo diretor da FE, em substituição ao professor Marconi Freire Montezuma, que havia conduzido a implantação da unidade. Permaneceu no cargo até 1980, tendo sido responsável por equiparar o status da faculdade ao dos pioneiros Institutos de Física, Biologia e Matemática.

Rezende era membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e autor de diversos livros sobre o psicanalista britânico Wilfred R. Bion.

O velório será realizado nesta segunda-feira (15), a partir das 11 horas, no Cemitério de Sousas, em Campinas. O sepultamento ocorrerá às 14h, no mesmo local.

Assista ao vídeo gravado com Antonio Rezende por ocasião dos 50 anos da Faculdade de Educação: 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”