Semana da Enfermagem homenageia profissionais mortos na pandemia

Profissionais da saúde lotaram o auditório do Centro de Convenções

Uma homenagem aos profissionais mortos na pandemia e um debate sobre sustentabilidade marcaram a abertura, na manhã desta sexta-feira (12), da 84ª Semana Brasileira da Enfermagem, realizada pela Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp.

A cerimônia, que lotou o auditório 3 do Centro de Convenções, contou com a presença da reitora em exercício, professora Maria Luiza Moretti, do prefeito de Campinas, o médico Dario Saadi, e da superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Ataide.

O coordenador da Divisão de Enfermagem do HC, Joaquim Graciano, pediu à plateia um minuto de silêncio em respeito à morte de profissionais de enfermagem por conta da pandemia da covid-19.

Ele lembrou a trajetória do enfermeiro Fábio Ferreira Costa, de 39 anos, que trabalhava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC e que morreu em virtude da covid-19. “Os nossos profissionais trabalharam em condições muito difíceis, às vezes insalubres, com longas jornadas e equipes cansadas”, lembrou Graciano. “Por isso, precisamos de atenção. É preciso cuidar de quem cuida”, alertou.

Cerimônia de abertura da 84 Semana Brasileira de Enfermagem contou com a presença da reitora em exercício Maria Luiza Moretti; o prefeito de Campinas Dario Saadi e a superintendente do HC Elaine Ataide
A cerimônia de abertura da 84ª Semana Brasileira de Enfermagem contou com a presença da reitora em exercício, Maria Luiza Moretti, do prefeito de Campinas, Dario Saadi, e da superintendente do HC, Elaine Ataide

O prefeito de Campinas destacou o papel exercido pelos profissionais da área de enfermagem durante a pandemia. “Chegamos a ter 240 pacientes à espera de um leito na UTI ou enfermagem em Campinas durante um dos picos da pandemia. E os profissionais de enfermagem foram essenciais no trabalho que a cidade teve de realizar para superar aquela que foi a maior crise sanitária de nossa história”, disse o prefeito.

Diretora da FEnf, a professora Roberta Cunha lembrou que existe um contingente de 28 milhões de profissionais de enfermagem espalhados pelo mundo. Esse grupo, segundo ela, representa 59% de todos os trabalhadores do setor da saúde.

A professora lembrou também que no Brasil esse índice chega a 70%. No entanto, segundo Roberta Cunha, o contingente ainda assim é insuficiente para atender às carências do sistema. “A escassez desse tipo de profissional deve ser tratada como uma emergência”, alertou a diretora, que pediu esforços por recrutamento, atenção à formação de qualidade, valorização da carreira e remuneração que esteja à altura da relevância do serviço prestado.

A superintendente do HC lembrou que o enfermeiro “é o elo entre o cuidado e o paciente” e ressaltou que o profissional da área da saúde também demanda cuidados. “Apenas se cuidarmos de nós mesmos é que conseguiremos cuidar dos outros”, afirmou ela.

Da esquerda para direita, a diretora da Faculdade de Enfermagem Roberta; a superintendente do HC, Elaine Ataide e a reitora em exercício Maria Luiza Moretti:
Da esquerda para direita, a diretora da Faculdade de Enfermagem, Roberta Cunha, a superintendente do HC, Elaine Ataide, e a reitora em exercício, Maria Luiza Moretti: valorização da categoria

Semana Brasileira de Enfermagem

A 84ª Semana Brasileira de Enfermagem foi organizada na Unicamp por unidades e órgãos ligados à área da saúde e tem como tema central “A enfermagem e o desenvolvimento sustentável”.

O evento pretende discutir o papel do enfermeiro no acesso aos serviços de saúde essenciais para a qualidade, formação e retenção desse profissional nos países em desenvolvimento.

A categoria dividiu o tema central em três eixos: ação política da enfermagem para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das iniquidades sociais; sustentabilidade das políticas públicas para a redução das desigualdades e bem viver; e sustentabilidade da enfermagem com ênfase no fortalecimento ético, estético, técnico, político e científico necessários para a luta pela valorização e pelo reconhecimento social da enfermagem.

Os eixos estão alinhados com o tema três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – que prevê “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

No período da manhã, aconteceu a conferência “As perspectivas para novos caminhos da enfermagem e o desenvolvimento sustentável da OMS”, ministrada pela professora Carla Aparecida Arena Ventura, da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Na sequência, Solange Aparecida Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, participou da mesa-redonda "Enfermagem: uma força para a saúde brasileira e a valorização profissional”. A programação contou também com a participação de Mauro Antonio Pires Dias da Silva, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

A reitora em exercício, Maria Luiza Moretti, que é médica infectologista, disse estar emocionada por participar da abertura do evento. “Vocês são parte do bem-estar social”, disse ela dirigindo-se aos enfermeiros e enfermeiras presentes na cerimônia.

A professora garantiu que a gestão atual da Unicamp está empenhada na valorização da categoria e lembrou que a sustentabilidade é um projeto estratégico para a Universidade.

##
Movimentação no Centro de Convenções teve início às 8h30, nesta sexta-feira (12)

Emoção e homenagem marcam a comemoração da Semana de Enfermagem no HC

Com o tema “A enfermagem e o desenvolvimento sustentável” aconteceu, nesta sexta-feira (12), a abertura da Semana Brasileira de Enfermagem