Daniel Martins-de-Souza recebe prêmio internacional por estudos sobre esquizofrenia

A Schizophrenia International Research Society (SIRS) – organização acadêmica de abrangência global, dedicada ao estudo da esquizofrenia e distúrbios relacionados – concedeu o Basic Research Award de 2023 ao professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) Daniel Martins-de-Souza.

Biólogo e doutor em bioquímica pela Unicamp, Martins-de-Souza fez estágios de pós-doutorado no Max Planck Institute of Psychiatry (Alemanha) e na Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde chefiou o grupo de Espectrometria de Massas do Cambridge Centre for Neuropsychiatric Research (CCNR). Depois de atuar durante dois anos como Investigador Principal na Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU), Alemanha, retornou ao Brasil em 2014, quando estabeleceu na Unicamp, com apoio da FAPESP, o Laboratório de Neuroproteômica, que coordena até os dias de hoje.

Sua equipe faz uso da análise proteômica baseada em espectrometria de massas (shotgun proteomics) e de técnicas de biologia de sistemas em estudos que buscam compreender os mecanismos moleculares envolvidos na esquizofrenia e identificar biomarcadores que auxiliem no diagnóstico e no tratamento da doença. Também tem investigado os possíveis efeitos cerebrais decorrentes de infecções virais, incluindo zika e SARS-CoV-2.

“Quando olhamos para a lista de quem já ganhou esse prêmio de ciência básica, encontramos pesquisadores renomados e muito produtivos na área de neurociências, neurobiologia e psiquiatria”, diz Martins-de-Souza à Agência FAPESP. “Diante de todos os desafios que nós brasileiros enfrentamos, ainda mais com todo o negacionismo difundido nos últimos quatro anos, é importante esse reconhecimento. Deixei uma carreira fora do Brasil para treinar alunos aqui e conduzir pesquisa de alta qualidade financiada pela FAPESP. Ser incluído nesse rol [dos premiados] mostra que estamos no caminho certo.”

Voltado a cientistas dedicados à pesquisa básica no campo da esquizofrenia, o Basic Research Award é concedido anualmente pela SIRS desde 2012. Integra o conjunto de oito Honorific Awards (prêmios honoríficos) oferecidos pela entidade.

Matéria publicada originalmente no site da Agência Fapesp.