HIDS ganha apoio do Governo do Estado de São Paulo

Edição de imagem

O Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) ganhou o apoio do Governo do Estado de São Paulo. O projeto prevê a implantação de um distrito inteligente em áreas da Unicamp e regiões vizinhas em que serão reunidas instituições públicas e privadas voltadas para a produção de ciência, tecnologia e inovação.

Em audiência nesta quarta-feira (3), na Prefeitura de Campinas, que reuniu 20 instituições públicas e privadas do setor, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, disse que o projeto pode ser considerado uma prioridade para o governo.

"O governo do estado apoia todas as iniciativas bem estruturadas, que é o caso desse Hub. É, até mesmo, uma prioridade”, disse o secretário. Segundo ele, o governo do estado “sempre apoiará iniciativas encabeçadas pela Unicamp”.

##
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan: projeto pode ser considerado uma prioridade para o governo

Para o secretário, Campinas reúne as condições para se tornar o epicentro do setor de tecnologia e inovação do país, porque a cidade possui uma rede de empresas inovadoras e instituições de pesquisa em condições raramente encontradas em outras regiões do Brasil.

De acordo com Vahan Agopyan, Campinas conta com empresas já instaladas e possui marco legal que regulamenta a atividade e grupos de pesquisas avançadas. “Nosso grande desafio neste momento é integrar todos esses fatores e transformar o conhecimento já existente em serviços e produtos que possam se transformar em benefícios para a sociedade”, afirmou. “Precisamos descobrir como garantir a sinergia entre as condições que encontramos aqui (em Campinas)”, acrescenta.

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, disse que o apoio do governo do estado é essencial para a efetiva implantação do projeto. “Não tenho absolutamente nenhuma dúvida de que o apoio é essencial. Os agentes públicos centrais, aqueles que foram eleitos e que representam a sociedade, quando entram no jogo, criam um potencial de segurança política e jurídica que é importante para que os demais atores possam atuar e agir conjuntamente”, avalia o reitor. “Eles (agentes públicos) são organizadores dessa agenda”, explicou.

Meirelles garante que não haverá incompatibilidade entre o projeto do HIDS e o meio ambiente. “Queria deixar muito claro que nada será feito com prejuízo ao meio ambiente. O que faremos de inovador é provar que desenvolvimento, a preservação ambiental e a inclusão são coisas absolutamente compatíveis”, garantiu.

O reitor lembra que, desde sua origem, o HIDS está alinhado com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) da agenda 2030.

O projeto HIDS foi apresentado ao secretário pelo coordenador geral do programa, professor Mariano Laplane. Segundo ele, o plano diretor já está definido e maduro para implementação.

“O projeto está centrado na sustentabilidade e tem potencial catalisador para atrair empresas e gerar conhecimento e desenvolvimento. Além disso, pode se transformar num modelo a ser replicado em outras regiões do país”, afirmou. Segundo o professor, a implementação efetiva do projeto depende da intervenção do estado e do município na construção da infraestrutura de acesso. 

Em audiência na Prefeitura de Campinas com várias autoridades, o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável foi apresentado ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan
Em audiência na Prefeitura de Campinas com várias autoridades, o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável foi apresentado ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan

Cooperação com o BID

O projeto do HIDS – cujo convênio de cooperação com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) foi assinado em 2020 – acabou inserido num projeto mais amplo, que é o PIDS (Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável), elaborado pela Prefeitura de Campinas.

O PIDS prevê a implantação de um ecossistema de tecnologia e inovação numa área de aproximadamente 17 milhões de metros quadrados, localizada no distrito de Barão Geraldo, onde funcionava o Polo II Ciatec, abrigando várias outras instituições de tecnologia e pesquisa.

A implementação do PIDS, no entanto, exigirá mudança no zoneamento da área, de forma a permitir o uso misto — residencial, comercial e de serviços —, hoje proibido. O prefeito Dário Saadi garante estar promovendo oficinas com a população de Barão Geraldo para discutir este assunto e também ressaltou a importância do apoio do estado. 

“Ter a parceria com o governo do estado para trabalhar esta grande região de tecnologia, tanto para o HIDS, quanto para o PIDS, é fundamental”, disse o prefeito. “Temos nos esforçado, a prefeitura e todo o setor de tecnologia da cidade, para enfrentar este desafio, o de criar uma área de uso misto, vocacionado para um urbanismo inovador e de tecnologia, com sustentabilidade e qualidade de vida”, acrescentou Saadi.

O prefeito antecipou que o próximo passo é apresentar estes projetos ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Também participaram do evento os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, de Finanças, Aurílio Caiado, e representantes de instituições como PUC-Campinas, IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto Biológico, CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), Embrapa, Instituto Eldorado, CPQD e Technopark.

Imagem de capa
Audiodescrição. Foto: Antoninho Perri. Montagem elaborada com 4 fotos de igual tamanho, dispostas uma ao lado da outra. Em cada uma delas a imagem é frontal e à curta distância, e trazem, a partir da esquerda, uma mulher e 3 homens que falam ao microfone sem fio, sendo que todos trajam roupas sociais, e os homens usam óculos. Às costas deles há um amplo painel com foto aérea de prédios em uma grande cidade, em tempo de céu azul. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”