TV Unicamp disponibiliza aulas que preparam para o Vestibular

As primeiras duas aulas do projeto “Cria Unicamp – te preparando para o Vestibular!” já podem ser vistas nos canais do YouTube TV Unicamp e Vestibular Unicamp, no Canal Unicamp da plataforma eduplay e no Canal Universitário Campinas (Canal 10 da Net-Claro Campinas e Vivo-Fibra Campinas). Na primeira aula, a professora e escritora Marcella Abboud comentou o livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. A segunda aula, com o professor Luccas Zillig, tratou de temas da área de biologia que aparecem com frequência no Vestibular Unicamp.

Nessa aula, Luccas diz que o aluno “não precisa ser nenhum gênio para passar no Vestibular da Unicamp”, mas acrescenta que os candidatos precisam, sim, compreender o que está acontecendo no mundo. Isso porque as questões mais específicas aparecem dentro de um contexto mais abrangente. Por exemplo, o tema das biomoléculas que compõem os alimentos pode estar inserido em uma questão sobre a fome e a insegurança alimentar.

Alice no País das Maravilhas é uma novidade na lista de obras exigidas para o Vestibular Unicamp 2024. É a primeira vez que a Universidade cobra a leitura de um livro traduzido, ou seja, que não foi escrito originalmente em língua portuguesa. Mas talvez não seja esse o motivo que tenha levado a Unicamp a escolher o livro. Para Marcella Abboud, Alice no País das Maravilhas foi escolhido por seu poder simbólico e subversivo.

O projeto “Cria Unicamp” foi elaborado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) a fim de contribuir com a preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular. É um programa gratuito cujas aulas ocorrerão em nove sábados deste ano, até a data de aplicação da primeira fase do Vestibular Unicamp 2024, em outubro. Em cada edição do programa, serão abordadas uma obra de leitura obrigatória para o Vestibular e uma disciplina.

A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC), em parceria com a Comvest, realiza a gravação e edição de todas as aulas, que ficarão disponíveis em várias plataformas, ampliando a divulgação desse material de modo a atingir o maior número possível de estudantes.

“Ao disponibilizar os conteúdos – que foram inicialmente apresentados de maneira presencial – para toda e qualquer pessoa interessada, por meio dos canais digitais da Unicamp, estamos desmistificando o receio de ter acesso a essas obras”, afirmou o coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

O primeiro evento foi realizado no dia 29 de abril. No segundo encontro, que será realizado dia 6 de maio, a obra escolhida é Niketche – Uma História de Poligamia e a disciplina, geografia.

Entre os dias 8 e 12 de maio, a Comvest aceitará inscrições para o terceiro evento do “Cria Unicamp” (27 de maio).

Atenção para as próximas datas:

Maio – dia 27 (inscrições de 8/05 a 12/05)

Junho – dia 17 (inscrições de 29/05 a 02/06)

Agosto – dias 12 e 26 (inscrições de 31/07 a 04/08)

Setembro – dias 16 e 30 (inscrições de 04/09 a 11/09)

Outubro – dia 7 (inscrições de 25/09 a 29/09)

Vestibular Unicamp 2024 terá questões de filosofia e sociologia e não cobrará percursos formativos

Assista aos vídeos:

Obra é uma novidade na lista de obras exigidas para o Vestibular Unicamp 2024