Em seu aniversário de 40 anos, Prefeitura Universitária reafirma opção pela sustentabilidade

##
A Orquestra Unicamp Cello Ensemble abriu a cerimônia de comemoração dos 40 anos da Prefeitura Universitária

A execução das Bachianas nº 5 de Heitor Villa Lobos pela soprano Lara Ramos e pela Orquestra Unicamp Cello Ensemble marcou a abertura das comemorações dos 40 anos da Prefeitura Universitária, realizada na manhã desta quarta-feira (3), no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A solenidade reuniu representantes da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), pró-reitores e diretores de unidade e os últimos cinco ex-prefeitos.

“Estamos trabalhando para recuperar a infraestrutura da Universidade, e a Prefeitura tem papel fundamental nesse processo”, disse o reitor, Antonio José de Almeida Meirelles. “E o mais importante é que a Prefeitura está trabalhando para ampliar as ações de sustentabilidade em toda a Universidade”, acrescentou.

Acesse o vídeo institucional.

Hoje, no campus de Barão Geraldo, 7,5% da energia consumida é de origem solar — a chamada energia fotovoltaica —, e a Universidade tem atuado para ampliar esse índice para 20%. O campus de Limeira tem previsão de utilizar a fonte de energia solar em 30% do total de energia consumida. Meirelles lembrou, ainda, que a Unicamp é uma das poucas universidades brasileiras que participam do mercado livre de energia.

A prefeitura do campus também atua na prestação de serviços de implantação e manutenção de áreas verdes, em ações voltadas à fauna do campus e nos serviços de coleta seletiva, além de promover movimentos de conscientização da comunidade universitária e externa quanto às questões socioambientais.

Formada por uma comunidade estimada em ao menos 45 mil pessoas — entre estudantes, servidores, docentes, terceirizados e a parcela usuária do complexo hospitalar —, a população da Unicamp é maior que a de 70% dos municípios brasileiros. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 68,3% dos municípios brasileiros possuem até 20 mil habitantes.

Mesa de celebração foi composta pelo prefeito Juliano Finelli; pelo reitor Antonio Meirelles; pela coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti e pelo vice-prefeito, José Braga

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O prefeito Juliano Finelli diz que, por encarar o campus como uma cidade plena, trabalha para enfrentar o maior desafio atual, que é tornar a cidade um ambiente inclusivo, resiliente e sustentável, como preconiza o item 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Os 40 anos da prefeitura podem ser um marco de renovação e ressignificação da prefeitura. Temos vários desafios pela frente, como a incorporação de novas tecnologias, inovações administrativas, de forma a tornar o campus um espaço cada vez mais sustentável”, afirmou o prefeito. “Os desafios são enormes, mas temos expertise e  uma equipe de qualidade, capaz de responder às demandas que surgem no nosso dia a dia”, concluiu.

##
O prefeito Juliano Finelli e o vice-prefeito, José Braga: campus como uma cidade plena

O planejamento estratégico estabelecido pelo prefeito definiu 13 projetos que se transformaram em prioridade para desenvolvimento no período de 2022 a 2025. Entre eles, estão o objetivo de garantir a sustentabilidade orçamentária, financeira, operacional e de infraestrutura da universidade e o aperfeiçoamento e modernização do modelo de gestão administrativa e acadêmica que garanta o desenvolvimento das atividades-fim da Universidade.

A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, lembrou justamente a contribuição da prefeitura para a operacionalização das atividades na Universidade.

“Vocês fazem um trabalho silencioso, mas de extrema importância para o desenvolvimento das ações-fim da Universidade. Os profissionais que atuam na Prefeitura trabalham de forma decisiva para o bem-estar de cada um da comunidade”, afirmou ela. A Prefeitura Universitária conta com 125 funcionários.

Abertura das comemorações do aniversário de 40 anos aconteceu no auditório da FCM