Pesquisadores do Centro de Química Medicinal são homenageados pela Câmara Municipal de Campinas

Pesquisadores do Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp foram homenageados no dia 18 de abril pela Câmara Municipal de Campinas por conta de seus esforços na busca de moléculas para o tratamento de alterações neurológicas e de câncer. A homenagem ocorreu no próprio CQMED e contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, entre representantes da casa legislativa, da coordenação do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG), alunos e convidados.

Entre os três pesquisadores do CQMED homenageados está Fabio Papes, professor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e do Laboratório de Genômica e Bioenergia, que desenvolve pesquisas acerca de moléculas capazes de reverter uma condição de autismo por meio de terapia gênica. A segunda homenageada foi Katlin Massirer, pesquisadora do CBMEG e coordenadora do Laboratório, que busca moléculas capazes de desacelerar o avanço do câncer. E o terceiro homenageado foi Mário Bengtson, professor do IB que investiga o funcionamento do sistema nervoso e suas patologias. Durante a pandemia de covid-19, esse grupo de pesquisadores trabalhou duramente e desenvolveu reagentes utilizados para realizar 1 milhão de testes de detecção do vírus em saliva.

A condecoração recebida é nomeada Requerimento de Aplauso, uma forma de homenagem utilizada em algumas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e outras instituições similares. Trata-se de uma manifestação na qual os membros da instituição votam para aprovar uma moção que parabeniza ou reconhece uma pessoa, uma entidade, uma instituição, um evento ou uma iniciativa pela sua contribuição em ou realização de algo importante para a sociedade.

No caso dos pesquisadores do CQMED, o Requerimento de Aplauso foi solicitado pelo vereador Eduardo Magoga e aprovado pelos demais membros da Câmara Municipal de Campinas. Normalmente, após a aprovação do voto de aplauso, os membros da instituição presentes na sessão aplaudem a pessoa ou entidade homenageada.

Magoga relatou que foi motivado a propor esse reconhecimento público quando viu uma reportagem sobre a pesquisa do professor Papes para tratar da Síndrome de Pitt-Hopkins – uma condição genética do espectro autista - por meio de terapia gênica. Depois disso, ele solicitou uma visita ao CQMED ainda em 2022, quando conheceu as demais linhas de pesquisa do centro relacionadas ao tratamento de câncer e de doenças neurodegenerativas. “Eu fiquei orgulhoso de ver, em uma matéria de jornal, a nossa Universidade, que está em Campinas, no Estado de São Paulo, no nosso país, junto com universidades dos EUA, desenvolvendo técnicas de tratamento revolucionárias”, disse o vereador.

O texto que requer a condecoração ressalta que “o contributo da ciência e pesquisa para humanidade é inquestionável, [...] e podemos impactar a existência humana com avanços que serão compartilhados por todos, priorizando a pesquisa e o ensino da Universidade Pública, movimentando o motor da inovação”.

Em sua fala, o professor Papes destacou que “estudamos doenças e problemas que afetam famílias e causam grande sofrimento, mas o alcance do que fazemos depende da visibilidade de nosso trabalho perante a sociedade. Nesse sentido, o reconhecimento da cidade de Campinas conta bastante”.

Bengtson espera que o reconhecimento estimule jovens a seguir a carreira científica “para que um dia cheguemos ao ponto de não existir doença incurável”, complementou.

Já Massirer destacou que a busca por um tratamento para uma doença é a meta principal do grupo. “São estudos complexos e cuidadosos que recebem atenção e o esforço constante de muitos cientistas ao redor do mundo”, disse a homenageada. Na ocasião, Massirer também lembrou da participação do CQMED na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia como uma forma de abrir as portas da Universidade aos jovens de Campinas e revelou seu interesse em atuar em mais ações que tragam retorno à sociedade.

Pesquisadores da Unicamp testam métodos de terapia gênica para condição neuropsiquiátrica

Cientistas elucidam processo de regulação da produção de proteína em neurônios

Nova molécula provoca a autodestruição de células de câncer de mama agressivo

Imagem de capa