Hospital lança projeto com foco em empatia e sustentabilidade

O Planejamento Estratégico do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp definiu dez valores para atingir a excelência em assistência, ensino e pesquisa até o ano de 2026. Entre eles, estão a empatia e a sustentabilidade. Para atingir esses valores com foco na humanização institucional entre pacientes, familiares e colaboradores, o HC lança o Projeto Wishes.

Estruturado sobre os pilares da empatia e da sustentabilidade, o hospital irá criar campanhas para divulgar ações executadas por iniciativas individuais ou coletivas que impactam a satisfação dos colaboradores, pacientes ou seus familiares. O projeto tem o apoio da Superintendência do HC da Unicamp e contará com a participação de vários funcionários que atuarão dentro dos dois eixos principais, além de voluntários que já ajudam o hospital.

Para o eixo empatia, uma das estratégias será em parceria com a equipe de Cuidados Paliativos do hospital, para atender aos últimos desejos dos pacientes em terminalidade. Algumas ações já aconteceram e, em breve, serão divulgadas. Outra ação neste eixo será mostrar histórias inspiradoras de profissionais do HC que ajudam a melhorar o ambiente de trabalho.

Para o eixo sustentabilidade, será feito um trabalho em conjunto com a equipe da Medicina Nuclear do HC da Unicamp para a replicação, no hospital, de regras para uso de lençóis de tecido, descarte de panos multiuso e uso de lixeiras. Também será realizada uma campanha para coleta de lacres de metal de latas de alumínio e tampas de garrafas descartáveis. A arrecadação dos lacres e tampas será revertida na compra de cadeiras de rodas para os pacientes.

“Vamos identificar campanhas em curso dentro do hospital e agregá-las ao projeto. Iremos formar um time de colaboradores que também participará ativamente do Wishes. Isso fortalecerá os processos já existentes e promoverá a integração entre pessoas e ações que se cruzam ou se complementam dentro dos pilares empatia e sustentabilidade”, explica a representante de relações públicas Tricia Thomé, coordenadora do Núcleo de Comunicação do HC da Unicamp.

De acordo com a enfermeira Nilcilene Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do HC da Unicamp, com o projeto, será possível estabelecer parcerias, definir processos e exercer uma busca contínua de novas oportunidades dentro e fora do hospital.

“Com certeza, com esse projeto, iremos valorizar a harmonia nas relações internas e com nosso principal cliente, que é o paciente. Além disso, vamos melhorar atitudes saudáveis e evitar desperdícios no dia a dia de trabalho”, ressalta Nilcilene.

Sugestões para o Projeto Wishes

Se você tem ou conhece alguma história inspiradora dentro da sua área, protagonizada por alguém do HC da Unicamp, ou conhece alguma ação de empatia ou mudança no processo de trabalho que tenha reduzido custos para o hospital, clique na imagem abaixo e preencha o formulário com as informações. Esse projeto é para todos!

Acesse o formulário do Projeto Wishes.

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004