Hugo Figueroa e Bruno Masiero tomam posse da direção da FEEC

Hugo Figueroa e o reitor Antonio Meirelles: clima de confraternização
O novo diretor Hugo Enrique Hernandez Figueroa e o reitor Antonio José de Almeida Meirelles: clima de confraternização

Em clima de confraternização e reencontros, tomou posse a nova diretoria da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, na última quinta-feira (20/04), para o quadriênio 2023-2027. O novo diretor, o professor Hugo Enrique Hernandez Figueroa, assumiu o comando da unidade no lugar do professor José Alexandre Diniz. O evento foi encerrado por uma apresentação solo de violino, cheia de emoção, do professor Yaro Burian Junior, que completou 52 anos dedicados à FEEC.

A sessão solene de posse, realizada na Sala FE02, foi presidida pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles, que compôs a mesa diretora ao lado da coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti; do diretor da FEEC na gestão 2019-2023, José Alexandre Diniz; do diretor associado no período 2019-2023, Paulo Cardieri; e dos professores Hugo Enrique Hernandez Figueroa e Bruno Masiero, novos diretor e diretor associado, respectivamente.

Também estiveram presentes no evento os professores e ex-diretores da faculdade Wagner Caradori do Amaral (o primeiro diretor), Léo Pini Magalhães e Max Henrique Machado Costa; o pró-reitor de Pesquisa, João Marcos Travassos Romano, que já foi diretor da FEEC; o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti; o professor Marco Aurélio Cremasco, representando o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho; o prefeito do Campus Juliano Henrique Davoli Finelli; entre outros citados pela mesa diretora, como os professores Ricardo Miranda Martins e Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes.

Durante o evento, o professor Diniz fez um balanço da sua gestão, que enfrentou no período da pandemia de covid-19. Ele agradeceu ao seu diretor associado Paulo Cardieri pela calma e parceria e estendeu seu agradecimento à família e à Unicamp. “Tenho 34 anos de FEEC e 39 anos de Unicamp. Tenho muita gratidão a esta Universidade.” Diniz finalizou sua fala emocionada com um conselho aos novos gestores: “Ouvir, agregar e seguir as regras”.

Os novos diretores da FEEC Bruno Masiero e Hugo Figueroa:
Da esquerda para a direita, os professores Bruno Masiero e Hugo Figueroa, diretor associado e diretor da FEEC, respectivamente

O novo diretor, Hugo Enrique Hernandez Figueroa, disse que o legado da gestão que se encerra é reconhecido por toda a comunidade. “Tomaremos como inspiração e exemplo.” O professor também recordou sua trajetória na Unicamp, que teve início em 1995, após um período em Londres (Inglaterra), onde seus dois filhos nasceram. “Minha esposa havia terminado o doutorado em Londres. Naquela época, a FEEC era uma das unidades mais produtivas. Quando cheguei, encontrei um ambiente acolhedor e alinhado com minhas expectativas”, lembra Figueroa.

A coordenadora-geral, Maria Luiza Moretti, disse ter percebido na fala de todos o orgulho de serem parte da FEEC, uma faculdade que já formou mais de 5 mil engenheiros. Um de seus filhos, inclusive, fez mestrado e doutorado na unidade, contou Moretti.

O reitor Antonio José de Almeida Meirelles destacou a importância da FEEC. “Elétrica é uma referência na Engenharia da Unicamp”, afirmou. Em seguida, lembrou que a unidade é a que mais produz patentes na Unicamp. “Isso não aconteceria sem uma excelente pesquisa. Esse é o resultado da capacidade de produzir gente boa. O papel da Elétrica na inovação na Unicamp é muito importante”, conclui.

Meirelles lembrou que, há exatos dois, anos ele e a coordenadora geral assumiam a reitoria, no meio da pandemia, em abril de 2021. “A Universidade é capaz de gerar convergência. Precisamos causar impacto efetivo na sociedade, para fazer mudanças no futuro do país, preservando o meio ambiente”, defendeu. “No passado recente, nunca passamos por tantos questionamentos enquanto universidade. Não podemos nos fechar”, conclui.

O professor Yaro Burian Junior executou uma suíte de Bach ao violino
O professor Yaro Burian Junior executou uma suíte de Bach ao violino durante a cerimônia de posse

Antes do encerramento, como forma de agradecimento da própria FEEC, foram entregues flores às esposas dos ex-diretores, Glaucia Mara Mallouk Diniz e Monica Maria Cunha de Souza e Cardieri. Em seguida, para simbolizar as boas-vindas, as esposas dos novos diretores também receberam flores da equipe da FEEC: Marli de Freitas Gomes Hernandez e Mariana Loureiro Junquer.

Após a execução de uma suíte de Bach pelo professor Yaro Burian Junior, ao violino, todos foram convidados para o coquetel.

Imagem de capa
Assinatura do Termo de Posse da nova diretoria da FFEC para o quadriênio 2023-2027