Biblioteca da FCM lança plataforma ‘Feito por nós’, que reúne artigos científicos da área da Saúde

No contexto das comemorações dos 60 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a Biblioteca da FCM lança, no mês de abril, a plataforma “Feito por nós”. O objetivo é a divulgação de uma lista de todos os artigos científicos publicados pela comunidade acadêmica da FCM e da área da saúde da Unicamp.

Rosana Evangelista-Poderoso, coordenadora de serviço da Biblioteca, conta como se deu a criação do site. “Criamos uma estratégia para realizar a pesquisa ativa nos bancos de dados para recuperar a literatura recente produzida por pesquisadores, docentes e estudantes da área da Saúde da Unicamp”.

A busca abrange tudo que é publicado nos departamentos e laboratórios da FCM, além dos centros e hospitais da Unicamp. Depois, a listagem é divulgada na plataforma. Mensalmente os membros da comunidade receberão um link lembrando que as últimas publicações estão disponíveis.

“É uma iniciativa muito importante, que a Biblioteca da FCM tem orgulho em apoiar. Esperamos que seja um trabalho que dê mais visibilidade interna e externa ao que é produzido em nossa universidade. São trabalhos muito importantes”, afirma Rosana. Ela ressalta que a plataforma é um produto conjunto do Serviço de Biblioteca com o Núcleo de Tecnologia da Informação e a Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM.

O diretor-associado da FCM e idealizador do projeto, Erich de Paula, explica que a plataforma “Feito por nós” é uma ferramenta cujo objetivo é primordialmente divulgar para o público interno a produção científica das pessoas que fazem a área da saúde da Unicamp.

“Esperamos que, através dela, conheçamos cada vez mais o que é feito aqui dentro, permitindo não apenas o reconhecimento destas contribuições pela comunidade interna, mas também ampliando as possibilidades de colaborações entre nós”, declara Erich.

Rosana lembra da importância de os autores atentarem para a afiliação da publicação, ou seja, a instituição à qual o autor está vinculado. “A afiliação deve sempre remeter à Unicamp e à Faculdade de Ciências Médicas, quando este for o caso”. Erich complementa que a forma de registro destas afiliações está padronizada tanto em português quanto em inglês.

O levantamento é realizado continuamente em distintas bases de dados pela equipe da Biblioteca. Já a Assessoria de Relações Públicas e Imprensa faz a divulgação à comunidade da FCM por meio de newsletter mensal. Caso a publicação recente não apareça na plataforma, o próprio pesquisador pode enviar diretamente para a Biblioteca pelo e-mail: atendbib@unicamp.br.

Matéria publicada originalmente no site da FCM.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa