"A interdisciplinaridade é cada vez mais fundamental", diz reitor durante apresentação das novas instalações da Cocen

Edição de imagem
A coordenadora da Cocen, Ana Carolina Maciel
A coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel: lançamento da galeria com fotografias dos coordenadores (as) que estiveram à frente desde sua fundação

A Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (Cocen) recebeu dezenas de convidados, incluindo o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, coordenadores de centros e núcleos, pesquisadores, professores e representantes de vários órgãos da universidade, para a apresentação da sua nova sede, em solenidade realizada na segunda-feira (10).

Para o reitor, o espaço reformado simboliza a expansão do Sistema Cocen e a valorização da interdisciplinaridade na Unicamp. “A interdisciplinaridade é cada vez mais fundamental para enfrentar os grandes desafios contemporâneos, como a questão ambiental e tantas outras. O espírito interdisciplinar busca gerar soluções, impactar a sociedade e formar pessoas que sejam excelentes na formação específica e ao mesmo tempo abrangentes no sentido de compreender e se inserir no contexto mais amplo. Gostaria de parabenizar a Cocen por este ato e pelo novo espaço”, declarou o reitor.

A sede da Cocen foi reformada, mobiliada e decorada com objetivo de expressar, em seu espaço físico, a interdisciplinaridade característica dos Centros e Núcleos que a compõem: sem divisórias, com sua equipe integrada em espaços compartilhados. “A interdisciplinaridade é uma força da Unicamp, e o Sistema Cocen contribui para isso. Precisamos levar essa abordagem ainda mais adiante, sempre procurando mais convergência”, disse o reitor, acrescentando que a universidade pretende fomentar uma integração ainda maior entre a Cocen e as faculdades e institutos nos próximos anos.

Além do reitor, participaram da mesa diretiva da solenidade a coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel; a fundadora da Coordenadoria, Ítala D’Ottaviano; a representante dos pesquisadores da Carreira de Pesquidador, Fabiana Garboggini; e o representante dos servidores da Cocen, Milton Guilhen.

Para Ana Carolina Maciel, a nova sede representa arquitetonicamente uma maturidade institucional, que celebra seu 25º aniversário em 2023. “Nossa ideia era justamente expressar o conceito da interdisciplinaridade nesse ambiente sem fronteiras. Então, elaboramos um projeto que seguisse conceitos arquitetônicos contemporâneos, tendo em vista o bem-estar, a integração e a produtividade da equipe, num ambiente amplo, iluminado, ventilado e esteticamente atraente”, disse Ana Carolina.

A coordenadora observa que se trata da revitalização de um espaço que é um bem público e serve à universidade e à sociedade como um todo. “Pensamos com bastante carinho em cada pequeno detalhe para que este fosse um ambiente acolhedor, favorável à circulação de ideias. De fato, acho que ficou muito agradável, muito bonito. Foi uma abertura emocionante para todos que nos envolvemos desde a pedra fundamental. E o resultado é esse que os convidados puderam conferir”.

O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti, comentou que o estilo arquitetônico da nova sede foi muito elogiado pelos visitantes. “Estamos todos maravilhados. O conceito é o mais moderno possível para se pensar a universidade, que é a ideia da interdisciplinaridade, e esse espaço físico reflete justamente isso”, disse Sarti.

A representante da carreira de Pesquisador, Fabiana Garboggini, pontuou que o novo espaço “conta com uma estrutura física aberta, integrada, que permite o livre trânsito de pessoas e ideias, em ambiente agradável e funcional, valorizando uma convivência saudável e visando aumentar a eficiência e a produtividade de todo o sistema”.

##
Durante a cerimônia foi destacado o ambiente acolhedor e favorável à circulação de ideias

Inspiração acadêmica e arquitetônica

As reformas na sede começaram quando a Cocen foi contemplada com o edital do Grupo Gestor de Benefícios Sociais 2020, voltado para melhorias nos espaços de convivência entre servidores da universidade. “Obras são sempre desafiadoras. E, nesse caso, atravessamos a pandemia, o isolamento social, o revezamento entre trabalho remoto e presencial, tudo isso com as obras a pleno vapor”, conta Ana Carolina.

Inicialmente, a intervenção seria apenas na área multiuso, mas recebeu uma complementação de verba da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) para estender as obras à toda a sede. “Como resultado da reforma, a sede da Cocen se apresenta hoje como um ambiente inovador e inspirador, voltado a um certo dinamismo e a uma ocupação arrojada dos espaços”, complementa Ana Carolina.

Para valorizar a memória e a trajetória do órgão ao longo dos seus 25 anos, foi lançada também uma galeria com fotografias dos coordenadores (as) que estiveram à frente desde sua fundação.

A professora Ítala D'Ottaviano, idealizadora e primeira coordenadora da Cocen, salientou a beleza do novo espaço e relembrou a trajetória da consolidação dos Centros e Núcleos na Unicamp. “Acho que a Cocen sempre foi inspiradora. Os Centros e Núcleos foram inspiradores para a universidade e para a estrutura acadêmica do país e da América Latina. Agora, o espaço físico também passa a ser inspirador. Então, quero desejar que a Cocen continue inspiradora, tanto fisicamente quanto academicamente”, declarou.

O arquiteto Antônio Castellano, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (FECFAU), foi convidado pela coordenação para elaborar o projeto. “Se o arranjo espacial original do escritório era típico das áreas administrativas existentes na Unicamp, ou seja, corredores centrais monótonos, mal iluminados, com pouca ventilação, ladeados por saletas iguais e previsíveis, o mesmo não ocorre após a reforma: o local ficou mais claro, bem ventilado, moderno e bonito. Assim, os escritórios da Cocen tornaram-se um lugar com ambiente incomum e inovador no campus da Unicamp”, avalia o arquiteto.

Também estiveram presentes na solenidade o representante da pró-reitoria de Extensão e Cultura, José Luiz da Costa; a Chefe de Gabinete Adjunta, Adriana Nunes Ferreira; Eliana Amaral, que já foi pró-reitora de Graduação; e vários outros convidados.

Matéria originalmente publicada no site da Cocen.

Imagem de capa
A sede da Cocen passou por reforma com recursos do edital GGBS 2020 e da Coordenadoria Geral da Universidade

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa