David Konstan abre ciclo de atividades como cientista residente do IdEA

Edição de imagem

O professor norte-americano David Konstan, da New York University (NYU), abriu nesta quinta-feira (30), no Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a série de conferências que ele está proferindo como convidado do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Nome de referência nos Estudos Clássicos, Konstan fará ao todo oito palestras, entre março e junho, intituladas “Vingança, Retribuição e Reconciliação: da Antiguidade aos dias atuais”.

Catedrático em grego clássico e reconhecido por seus estudos nas áreas de História das Emoções, História das Religiões e História do Perdão, o docente discorre sobre suas pesquisas de textos da Antiguidade grega e romana que permitem observar a presença e o funcionamento das noções de vingança, retribuição e reconciliação em seu contexto cultural até a contemporaneidade.

“Minha impressão dessa primeira sessão é que sou extremamente grato ao público. Eles estavam muito atentos, apesar de minha inabilidade de falar português e, claramente, prestaram muita atenção, absorvendo os pontos relevantes. Sou eu que devo me sentir grato ao fim desta palestra. As perguntas me compeliram a pensar em novos aspectos para trazer casos modernos relevantes e a considerar de uma forma mais clara alguns pontos. Apenas posso dizer que espero que as outras pessoas tenham ficados tão satisfeitas tanto quanto eu fiquei”, afirmou David Konstan ao Portal da Unicamp.

##
O catedrático é nome de referência nos Estudos Clássicos; fará ao todo oito palestras, entre março e junho, intituladas “Vingança, Retribuição e Reconciliação: da Antiguidade aos dias atuais”

Cerca de 250 pessoas se inscreveram para acompanhar as palestras de Konstan na Unicamp, que são proferidas em inglês e transmitidas em tempo real no site do IEL. A conferência inaugural tratou da vingança como forma de revide a uma agressão, tanto em âmbito pessoal como em questões de abrangência coletiva e propôs alternativas possíveis na busca de estratégias de reconciliação e perdão. As maneiras pelas quais dois textos fundacionais da cultura grega clássica tratam da vingança, a Ilíada e a Odisseia, foram examinadas nessa primeira sessão.

A mesa de abertura foi composta pela professora Isabella Tardin Cardoso, coordenadora-adjunta do IdEA e docente do IEL, e pelo professor Petrilson Pinheiro da Silva, diretor do IEL. Após a palestra, a sessão de perguntas contou com a participação do professor Flávio Ribeiro de Oliveira, do Departamento de Linguística do IEL.

Para o processo de escolha dos nomes que integram o Programa do Cientista Residente, Tardin destaca a importância da excelência em pesquisa em âmbito internacional, do interesse multidisciplinar e ainda a relevância social do trabalho, requisitos todos cumpridos pelo pesquisador da NYU. “A presença de David Konstan em qualquer evento ou obra é garantia de qualidade. Além dos temas abordados, Konstan é referência para estudos de textos de diversos gêneros, escritos em grego e latim, e outras línguas antigas, na Antiguidade e em períodos anteriores. Aos 83 anos, tem publicações importantíssimas em seu currículo monumental, lidando com diversos gêneros textuais, desde poesia (épica, elegíaca e dramática, sobretudo), passando por historiografia e filosofia, até literatura bíblica, por exemplo”, elogiou a coordenadora-adjunta do IdEA.

A atualidade e o mérito das discussões propostas por Konstan são um atrativo para a participação de pesquisadores de áreas diversas, além dos Estudos Clássicos, como História, Arqueologia, Filosofia, Estudos Literários, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Psicanálise e Psicologia. “A relevância social de se refletir sobre tais noções evidencia-se no modo como elas interferem até hoje nas relações interpessoais e políticas. Nesse sentido, os temas sobre os quais o professor se propôs a tratar são de fato necessários e oportunos em nossa sociedade brasileira – que vive tão de perto uma polarização política, em que expressões como ‘sem perdão’, ‘anistia’, ‘justiça’ e ‘vingança’ são efetivamente tematizadas nos noticiários e no dia a dia e estão presentes nas tensões e conflitos que eclodem não apenas no âmbito político, mas que alcançam grupos diversos, no âmbito familiar e pessoal”, ponderou Tardin.

David Konstan
O professor norte-americano David Konstan, da New York University (NYU), abriu a série de conferências como cientista residente do do Programa “Cesar Lattes”

Depois da palestra de abertura, cujo título foi “Vingança é um prato que se come frio? Vingança e emoções na perspectiva do Direito, Sociologia, Psicologia e Antropologia”, a série continuará, sempre às quintas-feiras, com os temas: “Vingança versus Retribuição: Punição e a Lei de Talião” (13/04); “Perdão e reconciliação: exemplos em Aristóteles, na Bíblia Hebraica e no Novo Testamento” (20/04); “Honra e Vingança: é sempre possível a reconciliação? Exemplos da Ilíada de Homero e da Ciropédia de Xenofonte” (27/04); “Disputas entre clãs familiares, grupos sociais, políticos e outras manifestações de vingança” (04/05); “A Psicologia da Vingança” (11/05); “Vingança e Retribuição: estudos de caso em nível individual, de grupos sociais e de Estado” (25/05); e “Reconciliação: estudos de caso com base nas Comissões de Truth and Reconciliation, na África do Sul” (01/06). Moderadores de áreas diversas, desde Ciências Sociais e Ciências Políticas, Direito, História e Arqueologia Antiga, Aquisição de Linguagem, Análise do Discurso, Teoria Literária, além de Estudos Clássicos, entre outras, farão parte das mesas.

Graduado em matemática (1961), David Konstan cursou mestrado (1963) e doutorado (1967) em Estudos Clássicos pela Columbia University. Inicialmente professor da Wesleyan University (1967-1987), em Connecticut, foi também docente da Brown University (1987-2010), em Rhode Island, antes de ingressar no corpo docente da New York University (NYU). Entre seus livros mais recentes estão A Amizade no Mundo Clássico (Ed. Odysseus, 2005) – a única de suas obras publicada no Brasil –, Before Forgiveness: The Origins of a Moral Idea (Cambridge University Press, 2010), In the Orbit of Love: Affection in Ancient Greece and Rome (Oxford University Press, 2018) e The Origin of Sin: Greece and Rome, Early Judaism and Christianity (Ed. Bloomsbury, 2022).

Leia mais:

Novo cientista residente do IdEA, David Konstan discute vingança e reconciliação

Imagem de capa
Catedrático em grego clássico e reconhecido por seus estudos nas áreas de História das Emoções, História das Religiões e História do Perdão, David Konstan discorre sobre suas pesquisas de textos da Antiguidade grega e romana

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”