Jaime Cury, docente da FOP, recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Murcia (Espanha)

Edição de imagem

O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da área de Bioquímica, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Múrcia, na Espanha. A distinção foi entregue ao pesquisador na manhã de quinta-feira (9/3), no campus de La Merced. Com 75 anos de vida, sendo 52 dedicados à Odontologia, Cury é considerado um dos maiores especialistas em flúor do mundo no campo da Odontologia. O padrinho de Cury e responsável pela indicação é o Dr. Antonio José Ortiz Ruiz, professor do Departamento de Dermatologia, Estomatologia, Radiologia e Medicina Física da Universidade de Múrcia.

Com o tema “Por que devemos ensinar a nobre arte de pescar?”, o pesquisador discorreu sobre a arte de ensinar e adquirir conhecimento, como retratado por um de seus ex-alunos: "Mestre não é aquele que nos dá respostas, mas aquele que nos ensina a fazer perguntas e analisar variáveis criticamente…”

O título de Doutor Honoris Causa constitui o mais alto galardão que pode outorgar uma Universidade, devendo ser aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade.

A Universidade de Múrcia é uma instituição internacional com mais de cem anos, cujas origens remontam ao século XIII. Possui mais de 30 mil estudantes (2 mil deles internacionais), 3 mil pesquisadores e professores e mais de 1,2 mil funcionários da administração.

Cury é o 65° homenageado com o título pela Universidade de Múrcia. A lista conta com figuras renomadas como Joan Miró, Mario Vargas Llosa e Plácido Domingo. A FOP tem se destacado no cenário internacional com o reconhecimento de seus professores pelos serviços prestados à Odontologia. O professor Ricardo Della Coletta, da área de Patologia da FOP, recebeu a honraria em 2022 pela Faculdade de Medicina, da Universidade de Helsinque, na Finlândia.

Jaime Cury foi responsável pela formação de 44 mestres e 45 doutores
Jaime Cury tem 52 anos dedicados à Odontologiafoi e considerado um dos maiores especialistas em flúor do mundo; foi responsável pela formação de 44 mestres e 45 doutores 

Carreira acadêmica

Até 2002, Cury foi responsável pela formação de 44 mestres e 45 doutores, cuja maioria, 85%, trabalha no Brasil. Os 76 ex-orientados que permaneceram no Brasil estão trabalhando em diferentes estados, garantindo a sustentabilidade do conhecimento adquirido. Do total de 89, 15% deles trabalham fora do Brasil, entre brasileiros e estrangeiros.

O pesquisador, que possui vários capítulos de livros publicados, graduou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1971), fez mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1974), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1980) e pós-doutorado pela Universidade de Rochester, EUA (1995 e 2005). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cariologia, e atua, principalmente, nos seguintes temas flúor e biofilme dental. Recebeu vários prêmios em sua carreira, com destaque para o “The 2010 Yngve Ericsson Prize for Research in Preventive Odontology”. Foi o primeiro pesquisador da América Latina laureado pela Regional Latino-Americana da IADR (International Association for Dental Research) pela Invalorable contribución a la investigación, difusión y formación de recurso humano en la región LA (2011) e por ter recebido o “2012 ORCA Prize”.

Em 2019, foi premiado pela IADR com o Prêmio William H. Bowen para Pesquisa em Cárie Dentária e foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Odontologia; em 2020, a IADR concedeu-lhe o prêmio E. W. Borrow por sua contribuição em pesquisas relacionadas ao uso de fluoretos para a prevenção de cárie em crianças.

Cury concluiu seu discurso na cerimônia de investidura do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Múrcia com a seguinte frase: “Sim, devemos ter paixão para ensinar a nobre arte de pescar os melhores peixes, porém isto deve ser feito com ética para servir de inspiração e sustentabilidade do aprendizado”.

Matéria publicada originalmente no site da FOP.

Imagem de capa
A Universidade de Múrcia, na Espanha, é uma instituição com mais de cem anos, cujas origens remontam ao século XIII

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”