Universidade Estatal de Linguística de Moscou busca parcerias com a Unicamp

Autoria
Edição de imagem

A Unicamp iniciou, nesta quarta-feira (22), um processo de aproximação da Universidade Estatal de Linguística de Moscou (MSLU). A reitora da instituição russa Irina Kraeva e a vice-reitora Olga Iriskhanova foram recebidas pela reitora em exercício da Unicamp, Maria Luiza Moretti, para negociações preliminares que podem resultar em parcerias e colaborações em diversas áreas da linguística.

Irina Kraeva informou que a MSLU mantém um departamento de português já há 60 anos e, para comemorar a data, anunciou que, neste ano, será implantado um curso novo — com a variação do português falado no Brasil. “No âmbito dessa ideia da variação brasileira do português, queremos um curso que não se atenha apenas ao ensino do idioma. Queremos uma ação que possa abranger outros aspectos que tenham a ver com o Brasil, tanto a questão cultural, econômica, como outras áreas. Isso tudo é foco de grande interesse para nós, e queremos aprofundar os estudos nesse sentido”, afirmou a reitora.

A MSLU é a única instituição que mantém um departamento de português ativo na Rússia. Fundada em 1930, a universidade funciona na região histórica de Moscou “a 10 minutos de caminhada do Kremlim”, como definiu a reitora. 

Conta com mais de 20 áreas de pesquisa e 6,5 mil alunos. Hoje, é oferecido na MSLU o ensino de 38 idiomas. Além do russo tradicional, a universidade ensina outras duas modalidades de russo — como língua estrangeira e língua de sinais. “Nossa universidade pode ser considerada pequena se comparada à Unicamp, mas somos bastante reconhecidos, tanto dentro como fora da Rússia”, garante a reitora, que confessou ter ficado impressionada com a extensão do território do campus de Barão Geraldo e do número de áreas de pesquisa existentes na Unicamp.

A reitora e a vice-reitora
Da esquerda para direita, a reitora da instituição russa Irina Kraeva e a vice-reitora Olga Iriskhanova: universidade mantém um departamento de português já há 60 anos

Investigação científica

A vice-reitora Olga Iriskhanova demonstrou interesse em discutir, com especialistas da Unicamp, temas que integram os estudos de análise da conversa — a investigação científica que tem como objetivo codificar a forma como as pessoas interagem em suas diferentes tarefas e ações da vida cotidiana.

Ela relatou experiências e projetos que estão em desenvolvimento na universidade, como a pesquisa multimodal, que, além de elementos verbais, considera movimentos corporais (gestos, por exemplo) ou dos olhos. Citou, ainda, as investigações sobre como indivíduos de diferentes países refletem ou reagem de formas diversas em relação a uma mesma ação ou tarefa.

Ela diz que esses estudos podem contribuir para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial ou auxiliar no aperfeiçoamento de ferramentas como tradutores simultâneos, por exemplo. “O amor pelo idioma significa amor pela pesquisa, e isso coincide com aquilo que estamos desenvolvendo”, disse a vice-reitora.

A reitora em exercício da Unicamp, Maria Luiza Moretti, disse ter ficado entusiasmada com a possibilidade de parceria com a MSLU. “Só esperamos que esse encontro não se encerre aqui. Queremos que traga, como frutos, muitas parcerias e colaborações. Queremos que alunos e professores russos venham para a Unicamp e que estudantes e professores da Unicamp sejam enviados para a Rússia”, disse.

A reitora em exercício Maria Luiza Moretti:
A reitora em exercício Maria Luiza Moretti: muitas parcerias e colaborações

Várias possibilidades 

O diretor do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Petrilson Pinheiro da Silva, disse ter ficado animado com o encontro. “Vejo várias possibilidades de colaborações. Nas apresentações que eles fizeram, fica muito claro que temos muita coisa em comum. Não só pelo nome (Linguística), mas vejo uma estreita ligação entre as áreas, como a do ensino de línguas; a própria área de linguística, pensando, inclusive, o ensino de português para estrangeiros”, disse o professor. “Ainda mais agora que soubemos que eles estão implantando um curso que irá tratar da variedade do português falado no Brasil”, acrescentou.

Internacionalização

“Qualquer ação que tenha como foco a internacionalização nós estamos olhando muito de perto”, disse o professor Osvaldir Pereira Taranto, diretor executivo de Assuntos internacionais da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp. “Queremos tornar a Unicamp cada vez mais internacional e precisamos fazer com que haja relação com o mundo todo. Ainda mais com que alguém que pediu para falar com a gente”, afirmou o diretor.

Imagem de capa
Fundada em 1930, a universidade funciona na região histórica de Moscou

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”