Exposição fotográfica apresenta diversidade cultural indígena no Instituto de Geociências

A exposição fotográfica “A diversidade cultural dos alunos e alunas indígenas do Instituto de Geociências (IG) – Unicamp” traz 26 fotos que retratam as comunidades de onde vieram estudantes indígenas hoje presentes na unidade. O objetivo da exposição é apresentar as diferentes realidades das comunidades desses alunos e alunas a partir de diversas dimensões, desde aspectos naturais até o cotidiano da vida dentro delas.

As fotos selecionadas foram feitas por quatro estudantes de comunidades localizadas no Estado do Amazonas e no Parque Indígena do Xingu (Mato Grosso). Há também uma fotografia de uma aluna não indígena do curso de Geografia que visitou em 2019, a convite de um colega do IG, a aldeia do povo Waura, no Parque Indígena do Xingu. Também foram selecionadas duas fotos de um indígena que é da mesma comunidade de um aluno do IG.

Exposição no saguão do Instituto de Geociências ficará aberta a visitação até maio

O registro da infância é um dos temas contemplados em algumas fotografias, como a criança brincando de bola na comunidade Pyiulaga, habitada pela etnia Waura; a criança nadando no rio Kuluene, na comunidade Kalapapo – ambas no território indígena do Xingu; e a criança da etnia Wanano no Igarapé da Comunidade Parque das Tribos, em Manaus. A atuação das mulheres nas comunidades também se destaca na exposição: há mulheres da comunidade Pyiulaga carregando bacias na cabeça; e participando da festa do povo Marubo.

A exposição faz parte de um projeto em elaboração que terá como objetivo realizar mostras no saguão do IG a cada dois ou três meses sobre temas que envolvem diversos olhares dos alunos de graduação do Instituto. A ideia é que as fotos sejam produzidas pelos próprios alunos, sob a coordenação da Comissão de Graduação.

A exposição ficará aberta a visitação até o início de maio.

Endereço: Rua Carlos Gomes, 250

Horário: segunda a sexta, das 8h30 às 17h30