Evento conecta lideranças femininas no ecossistema da Unicamp

Edição de imagem

No mês da mulher, a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Unicamp Ventures, grupo de empreendedores ligados à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizaram um encontro gratuito dedicado ao empreendedorismo e à liderança feminina. O Meetup de Empreendedorismo e Liderança Feminina teve como objetivo promover o tema da inclusão das mulheres e a ampliação das conexões interpessoais para fortalecer ações de incentivo, especialmente em carreiras das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Steam, na sigla em inglês).

As atividades que resultaram no evento começaram ainda em fevereiro, quando a Inova Unicamp iniciou uma série de quatro encontros, gratuitos e virtuais, de mentoria para estudantes da Unicamp em parceria com a Liga Empreendedora da Universidade e o grupo Unicamp Ventures. Os encontros buscaram introduzir o tema do empreendedorismo para as alunas e os alunos da Universidade, abordando tópicos como as fases de identificação do problema, a validação do negócio, modos de estruturar um Produto Mínimo Viável (MVP) e a captação de investimentos.

Apesar dos avanços na participação de mulheres em negócios de base científica e tecnológica nos últimos anos, a liderança feminina ainda é minoria nos ecossistemas de inovação. Dados do Female Founders Report 2021 mostram que apenas 9,8% das startups têm mulheres entre seus fundadores, sendo que apenas 4,7% são fundadas exclusivamente por elas.

Mulheres no ecossistema da Unicamp

No ecossistema da Unicamp, 21,6% das empresas-filhas da Unicamp têm mulheres entre os sócios fundadores. Os dados foram divulgados durante a apresentação feita pela professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp e presidente do Conselho Consultivo do Unicamp Ventures, durante a primeira parte da programação do Meetup, realizada no prédio LIB do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

“Registramos um aumento de 16,7% na presença de mulheres à frente das empresas-filhas, na relação de 2020 com 2021, fruto dos esforços da Inova para ampliar o mapeamento e dar visibilidade às mulheres a partir dos programas de inovação e empreendedorismo da Unicamp, como o Desafio Unicamp, que está com inscrições abertas, e o Prêmio Empreendedor da Unicamp, ambos organizados pela Agência de Inovação”, disse Frattini.

Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp, apresentou aos ouvintes o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, com sua incubadora de e oportunidades para startups, laboratórios de pesquisa e empresas nascentes, fundadas ou lideradas por mulheres e capazes de potencializarem o desenvolvimento tecnológico e a inovação dentro da Universidade. “A Incamp [Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp] é um programa para startups em estágio inicial que conta com diversos parceiros”, comentou.

Os desafios da mulher empreendedora

A Autocoat é exemplo de uma startup incubada na Incamp que tem uma mulher à frente dos negócios. A empresa foi fundada em 2020, a partir dos resultados da pesquisa de doutorado de Viviane Nogueira e já está com seu produto no mercado. Um dos grandes desafios de Viviane foi conseguir conciliar os negócios com a maternidade. “Abri a empresa no mesmo ano em que tive minha segunda filha e só pensava: ‘Isso tem que dar certo!’”, disse a CEO da Autocoat. “Minhas duas filhas são minha inspiração.”

Para Kátia Zanatta, CEO do Instituto da Cerveja do Brasil e vencedora na categoria Liderança Feminina no Prêmio Empreendedor da Unicamp em 2022, as redes de apoio são muito importantes, principalmente em ambientes pouco acolhedores ou pouco favoráveis às mulheres, como é o caso do setor cervejeiro. “Apesar de ainda sentirmos haver tanta diferença entre o universo feminino e o masculino, precisamos focar os pontos positivos, nos unir e buscar ajuda para conquistar nosso espaço”, comentou em um vídeo exibido no evento.

Abrir o próprio negócio foi a forma encontrada por Dayse Alexia, empreendedora em série e conselheira do grupo Unicamp Ventures, para colocar em prática suas ideias e, claro, ganhar dinheiro liderando um projeto próprio. À frente da WeBee, uma spin-off da Unicamp que recebeu o Prêmio Inventores da Unicamp 2022, ela afirma: "Às vezes a ajuda de que precisamos está do nosso lado”. Por isso, hoje, ela se dedica a servir de mentora para outras empreendedoras.

Programas de incentivo ao empreendedorismo feminino

Mais do que atrair mulheres para carreiras ligadas à ciência, tecnologia e inovação, garantir a permanêcia delas ali é a grande dificuldade. “Na tecnologia, nós mulheres somos muito poucas”, reconheceu Cibele Coscione, gerente do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Software Instituto de Pesquisas Eldorado. “Por isso, temos várias iniciativas internas, desde programas de estágio afirmativos para meninas, redes de apoio e suporte para mulheres, até programas de mentoria”, disse.

Grandes empresas de tecnologia também estão criando programas específicos para incentivar o empreendedorismo e a liderança feminina. A Fundação Siemens, por exemplo, possui programa de aceleração para o público feminino. “Acreditamos que por meio da aprendizagem podemos quebrar rótulos”, comentou Bianca Talassi, Head da Fundação Siemens.

“As mulheres representam 50% da população, e devem ter representatividade em todos os lugares, incluindo o ecossistema de startups”, afirmou Keroline Lima, da We Impact, Venture Builder dedicada a startups lideradas por mulheres. E esse acesso, segundo ela, vai muito além da questão de igualdade. “As pesquisas mostram que a presença de mulheres empreendedoras aumenta a lucratividade das empresas”.

“Não é uma competição”, defendeu Tayana Massari, da Rede Mulher Empreendedora, que fomenta o protagonismo feminino no empreendedorismo e auxilia quem quer empreender e quem quer se inserir no mercado de trabalho. Ampliar o acesso a espaços de liderança feminina demanda abertura de diálogo. “Para as mulheres subirem mais ao palco, os homens precisam estar do outro lado, sentados na arquibancada, sendo parte da rede de apoio dessas mulheres”.

Organizações de fomento ao empreendedorismo feminino têm desempenhado papel central nesse cenário, indo além do conteúdo técnico. “Precisamos criar e manter comunidades engajadas que geram oportunidades para as mulheres”, disse Gabriela Aguiar, Líder da área de Comunidade e Desenvolvimentos de Parcerias da Plug and Play Brazil, plataforma de inovação aberta.

“O Meetup de Empreendedorismo e Liderança Feminina foi uma grande oportunidade de promover esse diálogo sobre o acesso das mulheres ao empreendedorismo e discutir a importância delas nas áreas de inovação, ciência e tecnologia. Precisamos continuar e ampliar esse diálogo”, concluiu Rose Ramos, presidente do Unicamp Ventures e CEO da MatchIT.

O segundo bloco do evento foi realizado no Instituto de Pesquisas Eldorado, em que os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada.

Matéria publicada originalmente no site da Inova Unicamp.

Imagem de capa
O Meetup de Empreendedorismo e Liderança Feminina teve como objetivo promover o tema da inclusão das mulheres e a ampliação das conexões interpessoais para fortalecer ações de incentivo

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”