GT Linguagem Simples realiza diagnóstico dos atos da comunicação institucional interna

O Grupo de Trabalho Linguagem Simples e Inclusiva, criado pela Portaria CGU 1/2023, e presidido pelo instrutor da Educorp Thiago Pinheiro Rosa, foi constituído para realizar o mapeamento de modelos documentais já usados nas diversas unidades e nos diversos órgãos da Unicamp. Também tem o objetivo de promover a análise e revisão, com o propósito de recomendar a uniformização e a simplificação para a produção dos atos administrativos e de comunicação, assim como atualizar e otimizar a comunicação na esfera da Universidade. Em uma primeira etapa, foi obtido excelente retorno das unidades e dos órgãos, evidenciando a importância do tema.

Diagnóstico 

Para realizar, de forma participativa, a etapa de diagnóstico dos trabalhos, foi encaminhado um formulário eletrônico para as unidades e os órgãos da Unicamp com questões básicas e objetivas a fim de diagnosticar as principais características (espécie, forma, conteúdo, entre outros) dos atos administrativos elaborados, além de verificar o conhecimento/abrangência do tema Linguagem Simples.

A intenção foi entender como é elaborado o conjunto de práticas que tem por objetivo fazer com que os textos sejam mais fáceis de ler/compreender, no âmbito da comunicação institucional interna.

No total, foram obtidas 85 respostas, correspondente a 77,27% do público-alvo, contando com a participação de todas as unidades de Ensino e Pesquisa, todos os órgãos centrais da Administração, além de órgãos da área da saúde, comissões, centros e núcleos.

Os dados obtidos serão utilizados, pelo GT, como referência para realização das Etapas 2 (Análise, discussão e revisão dos modelos/práticas adotadas) e 3 (Atualização e elaboração de manuais referentes às recomendações de escrita e elaboração de atos administrativos) do GT.

Tema de interesse

O tema é um dos mais procurados na Educorp para capacitações e atualizações. As várias iniciativas específicas passam a ser conhecidas pelo conjunto de unidades e órgãos. Edison Lins vê o grupo também "como importante preparo para os padrões de linguagem administrativa que passarão a vigorar em breve por lei. A Unicamp, com o GT, faz sua parte, de forma integrada e antecipada"

Texto originalmente publicado no site da Educorp.

Saiba mais: 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Especialistas do CEE deverão visitar o Instituto de Biologia, a Biblioteca Central "César Lattes", a Escola de Educação Corporativa, a Coordenadoria de Centros e Núcleos e o Parque Científico Tecnológico

No encontro, Laudemar Aguiar e representantes da administração central discutiram as possibilidades de ampliação de mecanismos de intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes.

Atualidades

Sameer Velankar lidera o desenvolvimento de programa pioneiro em IA na biologia estrutural

O campus de Barão Geraldo foi um dos sete locais no Brasil onde houve manifestações, sem contar os atos realizados em Washington (Estados Unidos) e Londres (Reino Unido)

Ações de proteção e preservação de espécies são tema de série de vídeos

Cultura & Sociedade

Ações da Universidade se destacam pelos benefícios ambientais e o conhecimento produzido que pode ser usado no desenvolvimento de novas iniciativas

A cerimônia homenageou personalidades que contribuíram historicamente na defesa da liberdade e para o respeito e valorização do negro brasileiro