História em Quadrinhos aborda vivências no Ambulatório de Oncologia do HC

Ilustração

O psicólogo e aluno de doutorado em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Daniel Paixão Pequeno, em conjunto com seu orientador, Gustavo Jacob Lourenço, criou um roteiro de história em quadrinhos (HQ) que se baseia em suas experiências no Ambulatório de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A história apresenta a vida de um paciente com câncer de cabeça e pescoço. A HQ foi lançada na primeira semana de março.

A ilustração é de Rafael Dias, artista e ex-aluno do curso de História da Unicamp, que é conhecido como Batata Sem Umbigo. “A partir do roteiro criado por Daniel, o artista deu vida e alma à história, trazendo à luz lugares que nunca visitou e situações que nunca viveu”, afirmou Gustavo.

De acordo com o orientador, a proposta da HQ é ir além dos clichês das histórias com a temática do câncer e se aprofundar no sofrimento humano, apresentando o indivíduo em suas diversas facetas. Para isso, utilizou-se dos fundamentos do estilo Graphic Medicine, que apresenta um contexto lúdico e a possibilidade de uso acadêmico. Na história, são abordados temas como traumas na infância, atendimento no Sistema Único de Saúde, alcoolismo, histórico de câncer na família, adesão a tratamentos e qualidade de vida dos familiares, entre outros.

Daniel conta que a inspiração para a história em quadrinhos surgiu em 2015, quando começou a frequentar o Ambulatório de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas da Unicamp durante um curso de extensão em Psicologia Hospitalar aplicada à Oncologia. No ano seguinte, no mestrado profissional em Oncologia, trabalhou com cuidadores de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Atualmente, em seu doutorado, ele atua diretamente com esses pacientes. Segundo o psicólogo, “em todo esse período fui inspirado por essas vivências e pelo contato com os pacientes, seus familiares e os profissionais de saúde”.

Uma das tirinhas da história da vida de um paciente com câncer de cabeça e pescoço (Ilustração: Rafael Dias)
Algumas das tirinhas da história da vida de um paciente com câncer de cabeça e pescoço (Ilustração: Rafael Dias)

O autor revela que esta é a primeira vez que escreve uma história em quadrinhos e que o processo ocorreu durante a pandemia. Ele explica que foi necessário transformar suas vivências no Ambulatório de Oncologia Clínica em algo artístico, misturando conceitos da oncologia e psico-oncologia com a forma de contar história em quadrinhos. Depois de planejar a linha do tempo e a forma narrativa, tudo caminhou com mais leveza. O autor espera que a obra possa ressoar em todo tipo de público, tanto em seus aspectos literários quanto na esfera acadêmica.

Como complemento, Daniel gravou uma trilha sonora original com 12 faixas instrumentais, para ser apreciada durante a leitura. Um QRCode na página da HQ leva o leitor à plataforma Spotify. As músicas também estão disponíveis no YouTube. “O intuito é criar uma experiência sensorial completa. A trilha foi feita da forma mais orgânica possível, com um software de gravação simples. Toda vez que eu escrevia parte do quadrinho, abria o programa e gravava a primeira ideia que vinha à cabeça. Foi utilizada apenas uma guitarra elétrica, sendo todo o restante gravado digitalmente no teclado do computador”, descreveu Daniel.

O e-book está disponível no site da Amazon, e toda a renda será destinada a ações para pacientes do Ambulatório de Oncologia Clínica do HC da Unicamp. Em abril, a versão digital também estará disponível no Instagram do PRojeto Onco SAber (PROSA) (@onco.saber), que oferece informações sobre câncer, genética e cuidados com o paciente.

O prefácio da HQ foi escrito pela psicóloga responsável pelo Serviço de Psicologia do Ambulatório de Oncologia do HC, Karla Cristina Gaspar, que apresenta a psicologia, o câncer de cabeça e pescoço, sua relação com a arte e uso acadêmico, com a clareza e delicadeza necessárias para o início da obra. Já no encerramento, o professor Gustavo reflete sobre o impacto da obra nos leitores e o projeto educacional e social PROSA, criado com os alunos Daniel e Juliana Carron.

Matéria publicada originalmente no site da FCM.

A história apresenta a vida de um paciente com câncer de cabeça e pescoço (Ilustração Rafael Dias)

Uallace Moreira Lima reafirmou o compromisso do atual governo em apoiar ações e projetos responsáveis por contribuir para o crescimento econômico e sustentável do país

A publicação apresenta um panorama das pesquisas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores indígenas nas diferentes regiões do país, em todas as áreas do conhecimento

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação