Gastrocentro da Unicamp realiza mutirão de colonoscopia no dia 24

As equipes de Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia e Proctologia do Gastrocentro da Unicamp realizarão um mutirão de colonoscopias no dia 24 de março de 2023, a partir das 7h da manhã. Para o dia do mutirão, está programada a realização de 50 colonoscopias para pacientes da Unicamp com necessidade de rastreamento de neoplasia colorretal, já previamente convocados, além de atividades didáticas e de conscientização junto à população e aos profissionais da área da saúde.

Esse evento será realizado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Regional de São Paulo (Sobed-SP) e fará parte da campanha Março Azul – Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal. O Gastrocentro da Unicamp tem realizado mutirões de colonoscopia ao longo do ano como a campanha anual e foi um dos três locais escolhidos pela Sobed-SP para a realização de mutirões no Março Azul. Eventos do tipo acontecerão no mesmo dia no Hospital de Câncer de Barretos e no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

Março Azul

Março é o mês dedicado ao combate ao câncer colorretal, o terceiro tumor que mais causa mortes e o segundo mais incidente em homens e mulheres por volta dos 50 anos, depois do câncer de próstata e o de mama. Hoje, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3%. Esse tipo de câncer é mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham histórico familiar da doença.

No Brasil, o câncer colorretal atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que, até 2025, vá aumentar o número de mortes provocadas pela doença. Apesar da alta mortalidade, o câncer colorretal tem cura, especialmente quando diagnosticado precocemente.

“Infelizmente, nos dias atuais, 85% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor”, diz o coordenador geral do Gastrocentro, Ciro Garcia Montes.

Comunidade Interna