Posse do novo diretor é marcada por aniversário do IC

Em cerimônia realizada na quinta, 16 de março, o Instituto de Computação (IC) da Unicamp deu posse ao seu novo diretor e sua nova diretora associada, os docentes Leandro Aparecido Villas e Esther Luna Colombini, para o quadriênio 2023-2027. O evento, ocorrido no Espaço Barão, no distrito de Barão Geraldo, também foi uma oportunidade para celebrar os 54 anos do bacharelado em Ciência da Computação, criado em 1969, e contou com a presença do corpo de docentes, discentes e técnicos-administrativos que contribuíram para a história da unidade, bem como de representantes de empresas parceiras.

Além dos novos diretores, participaram do evento o reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles, a coordenadora geral da universidade Maria Luiza Moretti e o ex-diretor do IC da gestão 2019-2023 Anderson da Rocha Rezende. Também esteve presente a diretora da Diretoria Geral de Recursos Humanos da universidade, Maria Aparecida Quina de Souza, que realizou a leitura do termo de compromisso e posse, assinado por Villas e Meirelles.

O reitor Antonio Meirelles e o diretor do IC Leandro Villas assim o termo de compromisso e posse

Em sua fala, o reitor lembrou que o Brasil enfrenta enormes desafios na produção de inovações para áreas como saúde, bioenergia e agricultura, o que demanda a expertise de profissionais de tecnologia da informação e inteligência artificial. “O IC tem um papel essencial nesse sentido, fazendo parte da agenda desta universidade, que deseja se vincular fortemente à ideia de inovação para resolver problemas da sociedade. E só faremos isso se formos capazes de unir um conjunto amplo de atores em torno de uma nova perspectiva de economia mais moderna”, ressalta.

O professor Leandro Villas, que ocupou o cargo de diretor associado do IC durante a gestão de Rezende, tem graduação, mestrado e doutorado em ciência da computação e atua como professor do instituto desde 2013. Ele foi pesquisador destaque na PARADISE Lab da Universidade de Ottawa, no Canadá, e recebeu o prêmio de excelência acadêmica do IC em 2015 e em 2019, além do prêmio Latin America Young Professional Award pela IEEE Communications Society.

Emocionado, Villas agradeceu a confiança depositada nele pela comunidade acadêmica e frisou que, em sua gestão, pretende honrar a história da unidade e de seus pioneiros, muitos dos quais estavam presentes na cerimônia. “Nos próximos quatro anos, queremos consolidar as conquistas já realizadas, ampliar a presença do instituto na comunidade acadêmica e científica, fortalecer nossas parcerias com empresas e instituições de pesquisa e, principalmente, garantir a qualidade de nossa formação e pesquisa”, comentou o professor.

História do IC

O instituto de Computação da Unicamp foi criado em 1996. No entanto, sua origem remonta a 1969, quando a universidade elaborou o bacharelado em Ciência da Computação, então vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (Imecc). Em 1977, foi criada a primeira pós-graduação na área, com o oferecimento do mestrado em Ciência da Computação; em 1997, o instituto passou a oferecer também o doutorado.

“Ainda que o IC possa ser considerado uma unidade jovem, o curso de ciência da computação está completando 54 anos. Ele foi o primeiro curso do tipo no Brasil e um exemplo para outras instituições, que vieram buscar aqui, na nossa universidade, um modelo de ensino na área”, relata a coordenadora geral Maria Luiza Moretti. “Isso também demonstra o protagonismo do IC frente aos desafios tecnológicos de nosso tempo, inclusive aos desafios de comunicação, como os postos pela pandemia de covid-19”.

##
O Instituto de Computação possui os dois cursos mais concorridos no Vestibular da Unicamp, após o curso de medicina.

Mantendo o objetivo de ser um programa de excelência, a graduação em ciência da computação da Unicamp é considerada a melhor do Brasil, enquanto a sua pós-graduação recebeu nota máxima na avaliação da Capes. Além disso, o IC também oferece o curso de graduação em Engenharia de Computação, promovido em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o que atrai muitas pessoas todos os anos. Atualmente, a Unidade conta com 50 docentes, 36 funcionários técnico-administrativos, mais de 900 graduandos, 214 alunos no mestrado e 169 estudantes de doutorado, tendo os dois cursos mais concorridos no vestibular da universidade, após o curso de medicina.

Para receber essa comunidade, o instituto tem atuado na ampliação de sua estrutura, prevendo a conclusão de novos prédios para os próximos anos. Além disso, eles têm se voltado para trabalhar ao máximo em projetos de inclusão, com o objetivo de atrair mais mulheres e jovens de baixa renda para seus cursos. “Temos muito orgulho do projeto Bolsa Alumni, em que ex-alunos fazem doações para o oferecimento de bolsas, tutorias e consultorias. E temos também o programa Comp Social, que visa a ajudar os alunos que chegam a se manterem até que eles consigam o apoio da universidade, para vencer essa burocracia inicial”, comenta a nova diretora associada Esther Colombini.

A cerimônia terminou com uma apresentação das empresas de tecnologia e inovação ProFusion, Via Consulting, Matera, Icaro Tech, Eldorado, Neuralmind e Sofist, que patrocinaram o evento e desenvolvem diversos projetos em parceria com o instituto.