Inscrições abertas para a edição 2023 do Desafio Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp está com inscrições gratuitas abertas para o Desafio Unicamp 2023. Estudantes de graduação e pós-graduação e todos os demais interessados em empreender e inovar com ciência e tecnologia podem participar da competição de modelagem de negócios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A 13ª edição do Desafio Unicamp será realizada totalmente online e distribuirá até R$ 63 mil em prêmios em dinheiro – para os vencedores nas categorias Geral e Impacto Socioambiental – e em serviços de aceleração para startups e bolsas de estudos em programas de desenvolvimento profissional para os vencedores e finalistas da competição.

As inscrições podem ser feitas pela internet até 30 de março no site do Desafio Unicamp 2023 ou até se esgotarem as vagas para a competição. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e formar um grupo com 3 a 5 pessoas. Não é preciso ter vínculo com a Unicamp.

Inscrições em duas etapas

As inscrições para o Desafio Unicamp 2023 são feitas em duas etapas. Na primeira, o grupo precisa escolher até três opções de tecnologias da Universidade, entre os 50 perfis disponíveis no site da competição, e eleger um representante para preencher o formulário geral de inscrição com o nome e e-mail de todos os participantes da equipe.

Na segunda etapa, cada integrante da equipe recebe um e-mail da organização e deve responder ao formulário individual de inscrição para confirmar a participação geral da equipe. Neste ano, cada tecnologia só poderá ser trabalhada por uma equipe. Quanto antes o grupo se inscrever, mais disponibilidade de perfis terá para a escolha.

O campeonato tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas em pesquisas da Unicamp e protegidas, do ponto de vista da propriedade intelectual, pela Agência de Inovação da Universidade. O desafio é pensar em uma estratégia sustentável de mercado ou que apresente impacto socioambiental para a patente ou o software escolhido.

Capacitações e oportunidades

A competição online tem duração de quatro meses e se destaca pelas capacitações que oferece. Os participantes do Desafio Unicamp 2023 terão contato com a Metodologia Lean Canvas e mentorias acadêmicas e com profissionais do mercado nacional e internacional.

Também serão compartilhados conteúdos sobre Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologias e treinamento de pitch – técnica usada para apresentar ideias e conquistar potenciais investidores – para a apresentação final do modelo de negócios diante de uma banca avaliadora.

A competição permite que os seis times finalistas saiam do evento com um modelo de negócios competitivo para o mercado. Os vencedores nas categorias Geral e Impacto Socioambiental ainda recebem R$ 3 mil por cada participante oferecidos pela Inova e pela Fundação Educar.

Os vencedores e finalistas também recebem a possibilidade de aceleração com a Baita Aceleradora, acesso gratuito a treinamentos em programa de desenvolvimento profissional oferecidos pela FM2S e isenção na submissão de projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Sobre o Desafio Unicamp 2023

A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade e é organizada pela Inova Unicamp. Em 12 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.480 pessoas. A última edição da competição, em 2022, contou com a participação de 181 inscritos vindos das cinco regiões do país – representatividade essa inédita no programa.

A expectativa da 13ª edição é repetir o grau de variedade regional e, ao mesmo tempo, ampliar a diversidade dentro das equipes. O regulamento do Desafio Unicamp 2023 prevê que grupos marcados por uma composição heterogênea pontuam mais na entrega da primeira atividade. Os critérios são diversidade de gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.

Os patrocinadores da 13º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Instituto Eldorado, Baita Aceleradora, Ativy.

Os apoiadores da 13º edição do Desafio Unicamp são: Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de CampinasParque Científico e Tecnológico da Unicamp e Incamp.

Matéria publicada originalmente no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação

No espaço, o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e prepara sua refeição nos equipamentos de apoio disponíveis no local;  a loja funciona 24 horas por dia, ininterruptamente

Estudos anteriores já apontavam a proteína MKK3 como um fator importante na sobrevivência e proliferação de células tumorais

Diversas iniciativas são realizadas nos meses de janeiro e fevereiro com o intuito de fomentar a formação continuada dos estudantes universitários