Unicamp estudará a criação de curso de medicina em Piracicaba

Autoria
Edição de imagem
Da esquerda para direita: o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; o coordenador da Comissão de Vestibulares da Unicamp, José Alves; o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edson Cezar Wendland e o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro (Foto: Divulgação)
Da esquerda para direita: o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; o coordenador da Comissão de Vestibulares da Unicamp, José Alves; o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edson Cezar Wendland e o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro (Foto: Divulgação)

Em resposta a uma demanda histórica da região, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, discutiram nesta quarta-feira (8) a possibilidade de criação de um curso de medicina na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) — que, desde 1967, está incorporada à Unicamp. 

No encontro, o reitor informou que a atual Administração da Unicamp tem a disposição de analisar a criação de novas vagas na graduação e considera a área de saúde em Piracicaba uma forte candidata para esta expansão.

“Temos excelentes cursos de graduação e pós-graduação na FOP, que se destacam por sua qualidade não só nacionalmente, mas que também apresentam ótimo desempenho a nível internacional”, pondera o reitor. “Sendo da área de saúde, parte da infraestrutura e dos profissionais podem auxiliar nos anos iniciais desta iniciativa”, acrescentou ele. 

O reitor ressalta que a Unicamp participa da gestão do HRP (Hospital Regional de Piracicaba) e da AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Piracicaba e, por conta disso, dispõe de acesso a equipamentos de saúde essenciais para a boa formação dos profissionais. 

Meirelles argumenta, ainda, que a região de Piracicaba apresenta deficiência, em comparação a outras regiões do estado, no número de novos profissionais médicos formados, particularmente no que se refere ao ensino superior público. 

“A FOP/Unicamp é a instituição mais qualificada em toda a região para atender a esta necessidade com muita qualidade e pouco acréscimo de custos”, avalia.

O reitor Antonio José de Almeida Meirelles: a FOP é a instituição mais qualificada para atender a esta necessidade (Foto: Felipe Bezerra)
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles: a FOP é a instituição mais qualificada para atender a esta necessidade (Foto: Felipe Bezerra)

Viabilização do projeto

O reitor da Unicamp lembra, no entanto, que obstáculos precisam ser superados para a viabilização do projeto.

Segundo ele, será necessária a criação de novos cargos de professores e funcionários, de forma a tornar possível a abertura de novos cursos, pois o número máximo de servidores nas diferentes categorias da instituição é regulado por legislação estadual.

Além disso, é necessário garantir a continuidade da gestão dos equipamentos de saúde locais (HRP e AME) pela Unicamp, já que eles são essenciais para a boa formação dos novos profissionais, bem como avaliar e definir formas de financiamento do novo curso.

“Temos convicção da possibilidade de resolver estas dificuldades e estaremos juntos com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com as demais Secretarias do Governo Estadual e com a Prefeitura de Piracicaba analisando a questão e favorecendo sua viabilização”, finalizou o reitor.

Fachada da FOP que, desde 1967, está incorporada à Unicamp
Fachada da FOP que, desde 1967, está incorporada à Unicamp (Foto: Divulgação)

Graduação, pós e atendimento à população

A FOP é considerada uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, com forte setor de pesquisas e cursos de graduação e pós-graduação.

Paralelamente a suas atividades acadêmicas, clínicas de atendimento oferecem tratamento odontológico à população de Piracicaba e região, sendo um centro de referência para outros estados.

Imagem de capa
Audiodescrição. Foto: Divulgação. Em área externa, imagem em perspectiva e plano geral de edificação de 2 andares, com estrutura de colunas e vigas em concreto aparente, paredes revestidas com tijolinhos e amplas e extensas janelas quadriculadas de vidro, com estrutura de alumínio. À direita da foto há um talude gramado que se junta ao segundo andar do prédio, com altas 2 palmeiras e plantas. À frente do gramado, 4 bandeiras hasteadas em altos mastros de ferro. O dia é ensolarado com céu azul. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Deape (Apoio e Permanência Estudantil), tem o objetivo de ampliar o escopo de ações do SAE e a Detic (Tecnologia de Informação e Comunicação), a proposta é centralizar e orientar a gestão e a governança de TIC na Universidade 

Atualidades

De 30 de outubro a 13 de novembro, cada uma das 25 unidades deverá indicar o nome de um egresso da graduação, um da pós-graduação stricto sensu e um de cada colégio técnico

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da Comvest, a partir desta terça-feira (26)

Docente é referência em pesquisas relacionadas à saúde da mulher, em especial ao uso de métodos contraceptivos

Cultura & Sociedade

Tito Aureliano estudou a evolução do sistema respiratório de dinossauros por meio da histologia de tecidos fossilizados

Luiz Carlos da Silva terá mandato de dois anos em grupo composto por membros da Alesp, de universidades e de institutos de pesquisa