Unicamp estudará a criação de curso de medicina em Piracicaba

Autoria
Edição de imagem
Da esquerda para direita: o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; o coordenador da Comissão de Vestibulares da Unicamp, José Alves; o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edson Cezar Wendland e o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro (Foto: Divulgação)
Da esquerda para direita: o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; o coordenador da Comissão de Vestibulares da Unicamp, José Alves; o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edson Cezar Wendland e o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro (Foto: Divulgação)

Em resposta a uma demanda histórica da região, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, discutiram nesta quarta-feira (8) a possibilidade de criação de um curso de medicina na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) — que, desde 1967, está incorporada à Unicamp. 

No encontro, o reitor informou que a atual Administração da Unicamp tem a disposição de analisar a criação de novas vagas na graduação e considera a área de saúde em Piracicaba uma forte candidata para esta expansão.

“Temos excelentes cursos de graduação e pós-graduação na FOP, que se destacam por sua qualidade não só nacionalmente, mas que também apresentam ótimo desempenho a nível internacional”, pondera o reitor. “Sendo da área de saúde, parte da infraestrutura e dos profissionais podem auxiliar nos anos iniciais desta iniciativa”, acrescentou ele. 

O reitor ressalta que a Unicamp participa da gestão do HRP (Hospital Regional de Piracicaba) e da AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Piracicaba e, por conta disso, dispõe de acesso a equipamentos de saúde essenciais para a boa formação dos profissionais. 

Meirelles argumenta, ainda, que a região de Piracicaba apresenta deficiência, em comparação a outras regiões do estado, no número de novos profissionais médicos formados, particularmente no que se refere ao ensino superior público. 

“A FOP/Unicamp é a instituição mais qualificada em toda a região para atender a esta necessidade com muita qualidade e pouco acréscimo de custos”, avalia.

O reitor Antonio José de Almeida Meirelles: a FOP é a instituição mais qualificada para atender a esta necessidade (Foto: Felipe Bezerra)
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles: a FOP é a instituição mais qualificada para atender a esta necessidade (Foto: Felipe Bezerra)

Viabilização do projeto

O reitor da Unicamp lembra, no entanto, que obstáculos precisam ser superados para a viabilização do projeto.

Segundo ele, será necessária a criação de novos cargos de professores e funcionários, de forma a tornar possível a abertura de novos cursos, pois o número máximo de servidores nas diferentes categorias da instituição é regulado por legislação estadual.

Além disso, é necessário garantir a continuidade da gestão dos equipamentos de saúde locais (HRP e AME) pela Unicamp, já que eles são essenciais para a boa formação dos novos profissionais, bem como avaliar e definir formas de financiamento do novo curso.

“Temos convicção da possibilidade de resolver estas dificuldades e estaremos juntos com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com as demais Secretarias do Governo Estadual e com a Prefeitura de Piracicaba analisando a questão e favorecendo sua viabilização”, finalizou o reitor.

Fachada da FOP que, desde 1967, está incorporada à Unicamp
Fachada da FOP que, desde 1967, está incorporada à Unicamp (Foto: Divulgação)

Graduação, pós e atendimento à população

A FOP é considerada uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, com forte setor de pesquisas e cursos de graduação e pós-graduação.

Paralelamente a suas atividades acadêmicas, clínicas de atendimento oferecem tratamento odontológico à população de Piracicaba e região, sendo um centro de referência para outros estados.

Imagem de capa
Audiodescrição. Foto: Divulgação. Em área externa, imagem em perspectiva e plano geral de edificação de 2 andares, com estrutura de colunas e vigas em concreto aparente, paredes revestidas com tijolinhos e amplas e extensas janelas quadriculadas de vidro, com estrutura de alumínio. À direita da foto há um talude gramado que se junta ao segundo andar do prédio, com altas 2 palmeiras e plantas. À frente do gramado, 4 bandeiras hasteadas em altos mastros de ferro. O dia é ensolarado com céu azul. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”