Unicamp recebe Ailton Krenak para evento sobre sustentabilidade

Autoria
Edição de imagem

O filósofo, ambientalista e escritor Ailton Krenak vem à Unicamp para o lançamento da Trilha da Sustentabilidade da Escola de Educação Corporativa da Universidade (Educorp). Ele fará uma palestra na sexta-feira (10), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), às 10h.

A trilha é uma parceria entre a Educorp, a Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental (Cameja) da Unicamp e a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi) e será composta de encontros, ao longo do ano, abordando temas como sustentabilidade, emergência climática, consumo sustentável, educação ambiental, resíduos, soberania alimentar, segurança energética e mobilidade sustentável.

"A sustentabilidade é um tema fundamental para o Brasil atual e para o planeta. Estamos passando por uma emergência climática. Não é à toa que tivemos em todo o janeiro e fevereiro eventos extremos. Eles estão mais intensos e trazem perdas humanas e materiais. Nós na universidade temos a obrigação de trazer essa questão para debate”, diz a professora Sonia Seixas, presidente da Cameja.

Para ela, a vinda de Krenak à Unicamp para abordar o assunto é um privilégio. “Ele é uma pessoa muito importante na área ambiental e tem todo o histórico de ter sido deputado constituinte”, avalia.

Ailton Krenak é uma das principais lideranças indígenas do país. Natural de Itabirinha, mudou-se para o Paraná na adolescência e tornou-se jornalista e produtor gráfico. Nos anos 1980, envolvido no ativismo indígena, participou do processo da Constituinte. Krenak é também filósofo e poeta e publicou recentemente as obras Futuro Ancestral, Ideias para adiar o fim do mundo e A vida não é útil.

Leia mais: 

Lançamento da Trilha de Sustentabilidade

Imagem de capa
Ailton Krenak é uma das principais lideranças indígenas do país

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”