Uso de máscara passa a ser facultativo em ambientes fechados

O Comitê Científico de Contingenciamento do Coronavírus na Unicamp monitora diariamente a evolução da covid-19 nos três campi, nas três cidades-sede, no Estado, no país e no mundo.

Frente às mais recentes orientações sanitárias provenientes das autoridades estaduais e municipais com relação ao uso de máscaras no contexto da pandemia de covid-19, a Universidade Estadual de Campinas vem informar a toda sua comunidade de alunos, professores e funcionários suas novas diretrizes.

1. Uso obrigatório de máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2 em toda a área da saúde.

2. Uso obrigatório de máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2 para sintomáticos respiratórios, em qualquer ambiente.

3. Uso facultativo de máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2 em ambientes fechados, tais como salas de aula, bibliotecas, laboratórios, ônibus fretados etc.

4. Uso fortemente recomendado de máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2 em todos os ambientes para mulheres gestantes, indivíduos com comorbidades graves*, pacientes imunossuprimidos** e idosos acima de 70 anos.

5. Uso fortemente recomendado de máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2 para servidores da DEdIC (Divisão de Educação Infantil e Complementar) durante atividade laboral com crianças até dois anos.

6. Forte recomendação para a adoção de medidas protetivas coletivas, tais como higiene frequente das mãos (lavagem com água e sabão ou fricção de álcool gel 70%) e etiqueta respiratória.

7. Forte recomendação para a vacinação completa contra covid-19, com pelo menos uma dose de reforço para maiores de 18 anos e doses adicionais conforme calendário definido pelas autoridades sanitárias. Solicita-se a inserção dos dados vacinais nos sistemas da DAC (Diretoria Acadêmica), DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos) e Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp).

Observação: a imunização contra a covid-19 está disponível no Cecom (Centro de Saúde da Comunidade), das 8h30 às 17h30, diariamente, mediante agendamento prévio.

8. Recomendação para a realização de refeições mais rápidas, com o mínimo de diálogo possível entre os frequentadores dos restaurantes universitários e cantinas.

9. Aglomerações, tais como festas ou eventos de grandes proporções, devem ser evitadas.

10. Continuidade das aulas presenciais, com o auxílio dos robôs educacionais para a inclusão de estudantes afastados por suspeita de ou com covid-19 confirmada – pessoas com sintomas respiratórios não devem frequentar presencialmente os campi universitários e devem seguir as orientações contidas nos Protocolos Rápidos de Orientação (PROs).

O Comitê Científico relembra que dúvidas e ações não contempladas nas normas acima ou nos PROs devem ser encaminhadas para o email retomada@unicamp.br ou dirimidas pelo telefone 3521-5180.

As novas diretrizes passam a vigorar a partir de 3 de março de 2023.

* Diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, cardiopatias graves, obesidade mórbida (I.M.C. ≥40).

** Imunodeficiência primária grave; transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de fármacos imunossupressores; pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV) com CD4 < 200 céls/mm³ (últimos seis meses) ou ausência/abandono de tratamento; uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por um período ≥14 dias, ou em pulsoterapia com metilprednisolona; insuficiência renal crônica; doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, autoimunes e autoinflamatórias; pacientes com doenças oncológicas que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

Audiodescrição. Foto: Antonio Scarpinetti. Em um auditório, imagem em perspectiva à média distância de cerca de 15 pessoas sentadas em cadeiras, uma ao lado da outra, e com olhar voltado para a direita da foto, que estão batendo palmas. A imagem começa em primeiro plano, à esquerda, e seguem para a direita da foto, gradativamente perdendo foco. Todos usam máscara de proteção respiratória e roupas casuais. Imagem 1 de 1.