Calourada 2023 terá desde nova sonoridade do rap a palestras sobre sustentabilidade

Autoria

A Unicamp preparou uma série de atividades para receber seus novos alunos a partir desta quinta-feira (2). Com o tema “Autonomia em Defesa da Ciência e Ciência em Defesa da Vida”, a Calourada 2023 contará com atividades que começam no início da manhã e terminam no final da tarde. Haverá desde a apresentação de shows de música, gincanas e rodas de conversa sobre os serviços oferecidos pela Universidade até palestras sobre sustentabilidade.

Acesse a programação completa.

A recepção oficial será a partir das 9h30 no Teatro de Arena, com a presença do reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, da coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, e do pró-reitor de Graduação, Ivan Toro. A diretora executiva de Direitos Humanos, Sílvia Santiago, e outros pró-reitores também deverão participar da programação. O reitor e o pró-reitor de Graduação ainda participam da recepção que acontecerá em Limeira, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Faculdade de Tecnologia.

“Eu gostaria de dar as boas-vindas aos novos estudantes. Dar um abraço em todos eles e dizer que  são todos muito bem-vindos. Gostaria de dizer que com todas as dificuldades que eventualmente a gente possa ter na Universidade, eles podem ter a certeza que aqui dentro eles terão  uma das melhores formações que o nosso país pode oferecer”, disse o reitor.

A entrega do kit ingresso para os calouros, que ocorrerá exclusivamente no Ginásio Multidisciplinar, começa às 9 horas e se estende ao longo do dia. O kit contém bolsa ecológica, camiseta, caneca e um passaporte para o restaurante universitário.

O rapper Rico Dalasamo será atração especial da primeira edição do ano do Palco DCult, no dia 2, às 17 horas
O rapper Rico Dalasam será atração especial da primeira edição do ano do Palco DCult, no dia 2, às 17 horas (Foto: Divulgação)

Às 10 horas, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) participa da apresentação dos órgãos que compõem a Universidade, no saguão da Diretoria Acadêmica (DAC). O Museu Exploratório de Ciências e a Ecobrinquedoteca também oferecerão as oficinas de lançamento de foguetes e “Criar e Brincar, valorizando a Reutilização”, respectivamente. Ao meio-dia, a Orquestra Patrulheiros de Campinas se apresentará no mesmo espaço.

Em Limeira, a programação terá início às 10h30, com palestras sobre sustentabilidade — “O que vivi na gestão ambiental” e “Gestão Ambiental: conheça a regra do jogo na Unicamp”.

A Calourada terá, ainda, orientações sobre bolsas e auxílios e serviços de apoio ao estudante, que estarão disponíveis ao aluno (a) durante todo o ano letivo. Por conta disso, haverá palestra sobre permanência estudantil com participações dos órgãos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), como Serviço Social, Orientação Educacional, Coordenação da Moradia Estudantil e do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica (Sappe).

Atração especial

A Diretoria de Cultura (DCult) da Proec, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), promoverá o primeiro Palco DCult do ano, com o rapper Rico Dalasam. Desde 2015, quando lançou seu primeiro trabalho — o EP “Modo Diverso” —, o artista vem se consolidando como uma das principais apostas da música nacional contemporânea, ao narrar experiências de vida enquanto jovem, negro, gay, morador da periferia da Grande São Paulo.

Seu último lançamento foi o EP “Fim das Tentativas”, com participações de Céu e da banda Tuyo. O show acontecerána quinta-feira (2),  às 17 horas, no Teatro de Arena da Unicamp, para marcar o encerramento da Calourada 2023.

O Coral Zíper na Boca faz três apresentações dentro da programação da Calourada 2023

Orquestra dá as boas-vindas

Na sexta-feira, dia 3, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizará seu tradicional concerto de boas-vindas recepcionando calouros e veteranos da Unicamp. Sob a regência da maestrina Cinthia Alireti, a apresentação ocorre a partir das 12h30 no Teatro de Arena, no campus de Campinas. No repertório, uma seleção que vai de Carlos Gomes a Beethoven, uma peça da maestrina (Sustainable disco beat) e arranjos da violinista, Ivenise Nitchepurenco, com trabalhos em canções de Jorge Ben Jor e Martinho da Vila.

Coral Zíper na Boca

O Coral Zíper na Boca também realiza, nos dias 8, 9 e 10 de março, concertos de boas-vindas aos calouros de 2023. No dia 8, a apresentação ocorre às 12h30, no Teatro de Arena. No dia 9, às 13h30, o concerto será na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira. No dia 10, a apresentação acontece na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), às 12h.

Unicamp em números

Fundada em 1966, a Unicamp tem a maioria de seus institutos e suas faculdades instalada no campus de Barão Geraldo, mas o complexo se estende também às cidades de Piracicaba — sede da FOP —, Limeira — onde funcionam a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a Faculdade de Tecnologia (FT) — e Paulínia, onde fica o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas (CPQBA). A Universidade conta com 24 unidades de ensino, 15.521 alunos matriculados em 68 cursos de graduação, 8 mil funcionários e 1.867 docentes.

Imagem de capa
Calourada 2023 terá como tema “Autonomia em Defesa da Ciência e Ciência em Defesa da Vida”

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”