Simpósio abre possibilidades para acordo de cooperação acadêmica entre Unicamp e PM

Autoria
Edição de imagem
Da esq. para dir.: a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Barão Geraldo, Neusa Monteiro Fernandes; o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, a coordenadora da Secretaria de Vivência do Campus, Susana Durão; o tenente-coronel Ênio Antônio de Almeida, da Polícia Ambienta e o comandante dos Bombeiros em Campinas, Eglis Roberto Chiachinini
Da esq. para dir.: a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Barão Geraldo, Neusa Monteiro Fernandes; o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, a coordenadora da Secretaria de Vivência do Campus, Susana Durão; o tenente-coronel Ênio Antônio de Almeida, da Polícia Ambiental e o comandante dos Bombeiros em Campinas, Eglis Roberto Chiachinini

Um convênio para acordo de cooperação acadêmica para troca de conhecimentos entre a Unicamp e a Polícia Militar do Estado de São Paulo começou a ser discutido nesta quinta-feira (23) durante o Simpósio “Construindo a Segurança – Reflexões e Colaborações Institucionais”, realizado pela Secretaria de Vivência do Campus (SVC).

A ideia é que a Unicamp possa contribuir com a formação dos policiais bombeiros em áreas essenciais para a corporação, como engenharia, geologia, materiais, meio-ambiente etc. Na contrapartida, os PMs poderão compartilhar com a Universidade conhecimentos técnicos específicos acumulados ao longo dos anos.

“É um convênio de mão dupla. Poderemos passar a eles o conhecimento que a Universidade já acumulou sobre determinado assunto e que poderá ser importante para o trabalho deles. O inverso também ocorre”, explica a coordenadora da SVC Susana Durão.

Segundo ela, as instituições poderão trabalhar em conjunto em programas específicos, como testes de materiais mais resistentes ao fogo. “A Universidade poderá, por exemplo, desenvolver pesquisas em roupas ou materiais resistentes e realizar testes nas escolas de bombeiros”, continua Durão.

Ela lembrou que a Unicamp conta com grandes especialistas em engenharia — de materiais, na agricultura e outras — ou ainda nas Ciências Sociais, que, segundo a coordenadora, precisam cada vez mais entender as dinâmicas da segurança no país.

Susana Durão garante que o acordo não está relacionado ao patrulhamento. “Não tem nada a ver com isso.  Ficou mais que esclarecido que a segurança patrimonial e a segurança da nossa comunidade acadêmica são feitas pela SVC. Nosso modelo está estabilizado, e não há mais como mudar isso”, garante.

Melhora nos processos

O Comando dos Bombeiros Interior 1 abrange 168 municípios, conta com  mais de 1.500 bombeiros e presta serviço a uma população de aproximadamente 10,5 milhões de habitantes.

“É um campo em que tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Unicamp podem usar uma massa de informações, para fins de pesquisas e estudos acadêmicos”, diz o tenente-coronel Eglis Roberto Chiachinini, comandante dos Bombeiros em Campinas.

Para ele, o acordo poderá melhorar os processos em áreas de logística, no conhecimento em procedimentos de primeiros socorros e resgates e em áreas como geologia. “Portanto, há um campo vasto para estudos preditivos, que vão trabalhar tanto na prevenção, quanto no atendimento às emergências”, acrescenta ele.

O tenente-coronel Ênio Antônio de Almeida, da Polícia Ambiental, avalia que o convênio é fundamental. “Toda a tecnologia, a forma de pensar e a maneira de enfrentarmos a questão da preservação ambiental, da sustentabilidade. O convênio nos ajudará, e muito, para que façamos nosso trabalho”, disse ele.

Simpósio “Construindo a Segurança – Reflexões e Colaborações Institucionais” reuniu centenas de policiais e foi realizado pela Secretaria de Vivência do Campus
Simpósio “Construindo a Segurança – Reflexões e Colaborações Institucionais” reuniu centenas de policiais e foi realizado pela Secretaria de Vivência do Campus

Relação sendo construída

A abertura do simpósio contou com a participação do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles. Ele lembrou que o acordo é resultado de uma relação que vem sendo construída ao longo dos últimos anos.

Citou, por exemplo, um projeto já consolidado de construção de uma sede do Corpo de Bombeiros em área do campus de Barão Geraldo. Além disso, afirmou que espera contar com a Polícia Ambiental no projeto de implantação do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável), também em área da Unicamp.

“Este é um vínculo que começou no início da nossa gestão, mas que queremos aprofundar. Tomara que isso seja uma pedra que fundamente uma relação de longo prazo e que se propague pela Universidade”, disse o reitor.

Construindo a Segurança

O Simpósio “Construindo a Segurança – Reflexões e Colaborações Institucionais” contou com mesas redondas e palestras e reuniu autoridades do setor de segurança do estado e membros de entidades civis.

Houve discussão sobre temas como Polícia Comunitária, perspectivas de Segurança Pública integrada na macrorregião de Campinas e a relação entre segurança e sociedade.

Especialistas discutiram ainda os Conselhos de Segurança como ferramenta de inteligência policial e as missões do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

##
Policiais participam de ação de saúde; o enfermeiro Adilton Dorival Leite (abaixo à esquerda), da Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa contra a Covid-19 que coordenou o posto de atendimento para a prestação de serviços

Testagem de covid

Durante a realização do Simpósio, a Frente de Ações Sociais da Força- Tarefa Unicamp contra a Covid-19 instalou um posto de atendimento para a prestação de uma série de serviços.

O grupo realizou testes de antígeno para a verificação da ocorrência da covid-19 ainda na forma ativa. Além disso, promoveu uma pesquisa sobre a situação vacinal entre os presentes. As pessoas com 18 anos ou mais que não estivessem com as quatro doses da vacina foram orientadas a procurar um posto para agendamento das doses faltantes. Além disso, a Frente fez a aferição de pressão arterial e mediu os níveis de glicemia dos participantes.

O enfermeiro Adilton Dorival Leite diz que a Frente atua desde o início da pandemia. “A Frente de Ações Sociais praticamente rodou o estado de São Paulo. Foi na Baixada Santista, em todas as zonas do município de São Paulo e esteve em vários municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Além disso, realizou inúmeras ações na periferia de Campinas”, conta.

De acordo com Leite, o relatório de 2022 mostrou que foram realizados mais de 10 mil testes RT PCR e outros 5 mil testes de antígeno. Inicialmente, eram realizados testes de PCR. Desde 2022, no entanto, o grupo passou a usar o teste rápido de antígeno. No ano passado, a situação vacinal também foi incluída na ação. Nas últimas ações, já no segundo semestre do último ano, foram incluídos o teste de glicemia e a avaliação da pressão arterial. “Ficou uma ação de saúde mais robusta”, concluiu ele.

Imagem de capa
As duas instituições poderão trabalhar em conjunto em programas específicos como, por exemplo, testes de materiais mais resistentes ao fogo

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”