Espaço Plasma oferece possibilidade de colocar projetos em prática

Inaugurado em 2020, o Espaço Plasma oferece um ambiente multifuncional para a comunidade acadêmica da Unicamp. Com salas para reuniões, espaço maker e estúdio de gravação, o local propicia aos alunos a possibilidade de desenvolverem projetos espontâneos. Com supervisão e orientação dos funcionários do local, é possível colocar em prática ideias utilizando o maquinário disponibilizado, que inclui impressoras 3D, máquinas de corte a laser e fresadoras CNC. O Plasma funciona das 7h às 19h, todos os dias da semana.

O Espaço Plasma integra o Programa de Projetos Estudantis Espontâneos (PE²), que foi criado pelo Conselho Universitário em 2019 para fomentar a inovação e autonomia entre os estudantes. Ele está localizado no antigo Laboratório de Plasmas do Instituto de Física Gleb Wataghin (Avenida Albert Einstein, 851) e foi reformado seguindo diretrizes de sustentabilidade e acessibilidade. Além dos espaços para reuniões e desenvolvimento de projetos, o Plasma também possui uma copa e uma área de lazer ao ar livre.

Coordenador do Plasma, o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) Eder Sócrates aponta que a inauguração na pandemia prejudicou o funcionamento do espaço, mas que, desde 2022, com o retorno às atividades presenciais da Unicamp, o Plasma vem recebendo mais estudantes e eventos.

O professor Eder Sócrates, coordenador do Plasma: espaço vem recebendo mais estudantes e eventos (Foto: Antonio Scarpinetti)

Uma das experiências exitosas do último ano, lembra, foi a realização da disciplina de extensão Projetos de Inovação e Empreendedorismo nas instalações do Plasma. “Ela integrou alunos de diversos cursos, e a ideia é que outros docentes ministrem a disciplina, embutindo nela suas características, desde que preservando seu caráter multidisciplinar”. A disciplina deve ser ofertada novamente no segundo semestre de 2023.

No piloto da disciplina, a responsável foi a professora Juliana Borin, do Instituto de Computação. Empresas enviaram desafios para que os alunos trabalhassem neles. Uma delas, a Leroy Merlin, apresentou interesse em dois projetos, que foram encaminhados para patenteamento via Agência de Inovação da Unicamp (Inova).

“Temos um grande potencial para parcerias diversas”, diz o professor. A coordenadora associada do Plasma, professora Gabriela Celani, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, lembra que as parcerias são estabelecidas por iniciativa dos alunos da Unicamp. Uma delas, por exemplo, foi uma atividade para o projeto Meninas Supercientistas, iniciativa que traz alunas do ensino fundamental para incentivá-las a seguir carreiras na área de ciência.

“A comunidade externa vem na medida em que isso parte dos nossos alunos. O nosso objetivo é a formação dos alunos da Unicamp, que não se formam somente na sala de aula, só no projeto de pesquisa. Há outros tipos de atividades que são espontâneas e não serão desenvolvidas necessariamente em disciplina ou com Iniciação Científica, mas que irão fazer parte da sua formação. É aqui o lugar onde iremos fomentá-las e apoiá-las”, observa Celani.

A coordenadora associada do Plasma, professora Gabriela Celani: parcerias estabelecidas por iniciativa dos alunos (Foto: Antonio Scarpinetti)

Equipe reforçada

Recentemente, o Espaço Plasma recebeu uma funcionária administrativa, Gabriele Caricchio, e um técnico mecânico, Marcelo Guedes. Com a chegada dos funcionários, os alunos podem contar com melhor orientação para colocar em prática suas ideias e operar as máquinas.

Audiodescrição: imagem colorida
A funcionária administrativa Gabriele Caricchio (Foto: Antonio Scarpinetti)

Além deles, o mestrando em Tecnologias Educacionais da Unicamp, Juscier Mamoré, auxilia no espaço maker. No mestrado, ele investiga a aprendizagem em espaços maker e de que forma pode ser trabalhada a formação de professores para ambientes como esses.

A equipe do Plasma planeja, para 2023, a realização de oficinas mensais, além de atividades de apresentação do local na Calourada.

Sala de aula do Espaço Plasma: visitação aberta para toda comunidade acadêmica (Foto: Antonio Scarpinetti)
O Plasma oferece um ambiente multifuncional: visitação aberta para toda comunidade acadêmica (Foto: Antonio Scarpinetti)

Gestão coletiva

A ideia do Plasma é que ele seja gerido também pelos estudantes. Há cinco comissões das quais os alunos podem participar: Captação, Equipamentos, Comunicação, Eventos e Sustentabilidade. Caso haja interesse, o contato é pelo e-mail plasma@unicamp.br

O Espaço Plasma pode ser visitado por toda a comunidade acadêmica. Em caso de dúvidas sobre como desenvolver um projeto no local, a equipe pode ser consultada também pelo e-mail plasma@unicamp.br.

O técnico mecânico Marcelo Guedes opera equipamento em oficina do Espaço Plasma (Foto: Antonio Scarpinetti)