Programa UniversIDADE recebe prêmio “Empresa Amiga de Campinas”

O Programa UniversIDADE, da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec), recebeu o certificado de “Empresa Amiga de Campinas”, entregue pela Secretaria Municipal de Assistência a companhias, instituições, voluntários e setores do poder público que apoiaram ações solidárias no município, no ano de 2022.

A premiação ocorreu na segunda-feira (6) no Royal Palm Hall. Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o encontro foi um ato de reconhecimento àqueles que participaram ativamente das ações.

“Fazemos aqui um gesto de agradecimento. A celebração não é da prefeitura. O evento é de quem colaborou, de quem é voluntário e de quem quer uma cidade mais justa”, acrescentou o prefeito.

Prestes a completar 10 anos das primeiras ações, o programa UniversIDADE foi criado para proporcionar às pessoas da comunidade da Unicamp, de Campinas e da região, condições para a preparação do indivíduo em estágio pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria.

O programa, voltado para pessoas com idades a partir dos 50 anos, promove diversas opções de atividades gratuitas, que vinculam a educação acadêmica à educação popular.

A cada semestre, o programa acolhe perto de 900 alunos, em média, em aproximadamente 130 oficinas, nas áreas de arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, sociocultural e empreendedorismo.

Da esq. para a dir., a secretária municipal de Assistência, Vandecleya Moro; o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti; a coordenadora do UniversIDADE, Alice Helena de Danielle; e o prefeito de Campinas, Dário Saadi

“Acho que é muito importante a gente ter esse reconhecimento. Ele pode contribuir para a ampliação do nosso acolhimento e trazer um público ainda maior para participar das nossas atividades”, disse a coordenadora executiva do programa, Alice Helena de Danielle.

“Momentos como esses são muito importante para o programa, pois conseguem fortalecer as nossas ações cada vez mais”, acrescentou ela.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, foi representado no evento pelo pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti.

Atividades

As atividades desenvolvidas no programa vão desde palestras sobre filosofia e arte, até vivências em artesanato, como bordados em chita. São desenvolvidos  ainda, clubes de leitura, desenho artístico, história da música brasileira ou atividades físicas como hata yoga, dança e pilates.

Toda a programação é desenvolvida com colaboração voluntária de docentes, funcionários, alunos da graduação, pós-graduação da Unicamp e de outros profissionais externos nas diversas áreas do conhecimento: educação, biológica, social, cultural, psicológica, filosófica, enfermagem, médica, fisioterapia, economia, esportiva e outras áreas correlatas, conforme informações da coordenação.

Inscrições

A coordenação do programa avisa que vão ser abertas as inscrições para os interessados em participar das atividades no 1º semestre de 2023. Veja as informações aqui:  https://www.sistema.programa-universidade.unicamp.br/cursos.php

Para os alunos que já possuem cadastro (veteranos), o sistema abrirá a partir das 9h do dia 13 deste mês de fevereiro.

No dia 15 será aberto o acesso para que novos alunos possam preencher o cadastro. A partir das 9h do dia 16, novos alunos poderão se inscrever nas atividades.

Quem não tiver acesso à internet, ou estiver com problemas para acesso, o programa atende na Secretaria do UniversIDADE (prédio da DGA)  para inscrição.

Para participar de qualquer atividade física, será necessário apresentar o atestado de recomendação médica de que está apto(a) a prática esportiva. Este documento deve ter validade de um ano.

Comunidade Interna