Unicamp e consulado do Canadá se reúnem para estreitar parcerias

Autoria

A Unicamp recebeu, nesta segunda-feira (6), a visita de uma delegação diplomática canadense. O objetivo do encontro foi o de estreitar parcerias. A ampliação da mobilidade entre comunidades acadêmicas e colaborações de pesquisa em áreas de comum interesse foram possibilidades levantadas.

A consulesa geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, e o cônsul e diretor do Escritório do Québec em São Paulo, Jason Naud, foram recebidos pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, pelo diretor executivo da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), Osvaldir Taranto, e por outros membros da Administração Central da Universidade.

O reitor apresentou projetos da Unicamp, dentre eles a Hub para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), e as preocupações centrais da administração, como a inclusão de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, indígenas e negros na universidade. Abordou também as pesquisas que são realizadas em todas as áreas do conhecimento e em parceria com outras instituições, indicando a possibilidade de colaboração com universidades e centros de pesquisa canadenses.

“O Brasil tem boas oportunidades para bioeconomia, economia verde e outras demandas da sociedade relacionadas à saúde, inclusão, mantendo a ideia de que na ciência e tecnologia temos que formar pessoas para atender a essas demandas. Gostaríamos de estreitar nossas relações em torno desses temas”, apontou.

O diretor da DERI expôs um panorama das atividades de internacionalização da Unicamp. Um dos desafios apontados por ele foi a chamada internacionalização em casa, quando estudantes de outros países vêm realizar atividades na Unicamp. “Para nos tornarmos uma universidade internacional, estamos planejando oferecer mais disciplinas em inglês, facilitando a vinda de estudantes de graduação [...]. Estamos trabalhando nisso.”

Integrantes do consulado do Canadá e da administração da Universidade

Heather Cameron, consulesa do Canadá em São Paulo, mencionou diversos temas que são de comum interesse entre os países, como energia renovável, reconhecimento e reparação à população indígena. Ela também lembrou que Brasil e Canadá já possuem uma relação governamental na área de ciência, tecnologia e inovação e compartilham preocupações e prioridades.

“Canadá e Brasil têm uma relação governamental formal para ciência e tecnologia e inovação significativa, que se reflete no número de artigos em colaboração entre nossos países. Queremos aperfeiçoar as relações entre Unicamp e Canadá, e essa é uma oportunidade para nós”, afirmou, indicando também que a visita à Agência de Inovação da Unicamp (Inova) contribuiria para identificar potencialidades com esse objetivo.

O interesse das parcerias com o Brasil foi ressaltado pelo diretor do escritório do Quebec. “Há dois anos e meio, o escritório tinha duas pessoas e agora tem nove. Isso mostra como o governo do Quebec tem o interesse de se envolver com o Brasil. Uma das estratégias é a mobilidade de trabalhadores e estudantes. Facilitar a mobilidade é parte do que fazemos em nosso escritório. Queremos trazer mais estudantes para cá e levar mais estudantes para o Canadá.”

Ele ainda lembrou que Montreal é considerada uma das cidades mais inteligentes do mundo e pode contribuir com sua experiência para o projeto HIDS.

Além da reunião, a delegação do Canadá também realizou uma visita à Inova.

Imagem de capa
A consulesa geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, e o  reitor da Unicamp, Antonio Meirelles

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”